Análise fisiológica da senescência foliar de duas cultivares de arroz
Análise fisiológica da senescência foliar de duas cultivares de arroz com diferentes potenciais de produtividade
Análise fisiológica da senescência foliar de duas cultivares de arroz com diferentes potenciais de produtividade
Este trabalho desenvolvido por Antelmo Ralph Falqueto e colaboradores teve como objetivo avaliar as mudanças fisiológicas que ocorrem em diferentes folhas durante o início e o final do estádio de enchimento de grãos em dois genótipos de arroz (Oryza sativa subsp. indica cultivar BRS Pelota e O. sativa subsp. japonica cultivar BRS Firmeza) que apresentam diferenças no potencial de produção de grãos.
Muitos estudos relacionados com a senescência das folhas do arroz têm sido relatados. Historicamente, as pesquisas sobre as mudanças bioquímicas que ocorrem durante a senescência das folhas centraram-se na perda de pigmentos fotossintéticos, na degradação de proteínas, e reabsorção de nutrientes minerais.
Reduções no fotossistema II, expressa através da análise de fluorescência da clorofila e cadeia de transporte de elétrons, foram recentemente analisadas durante a senescência das folhas em diferentes cultivares de super-alta produtividade de arroz híbrido. No entanto, a maioria dessas investigações são focadas em processos de senescência no nível de folha única.
Para a realização deste experimento, de acordo com os cientistas, as plantas foram cultivadas em casa de vegetação. Os teores de pigmentos, a fluorescência da clorofila e a taxa de liberação de oxigênio foram determinados no estádio de enchimento de grão da primeira à quarta folha (do topo à base).
Os pesquisadores concluíram que o teor de pigmentos, a eficiência fotoquímica do fotossistema II e o transporte de elétrons decresceram significativamente de acordo com a posição das folhas na cultivar BRS Pelota. A cultivar BRS Firmeza apresentou maior teor de pigmentos e maior atividade do aparato fotossintético em comparação à 'BRS Pelota' durante o estádio de enchimento de grão.
Referencia Bibliográfica
FALQUETO, A. R. et al. Physiological analysis of leaf senescence of two rice cultivars with different yield potential. Pesq. agropec. bras., Brasília, v.44, n.7, p.695-700, jul. 2009.