CI

ANC conquista certificações de gestão de qualidade e ambiental

ANC é uma das poucas instituições do agronegócio que possui essa regulamentação


Foto: Nadia Borges

Alinhada com premissas de preservação ambiental e satisfação dos associados, a Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) conquistou as certificações ISO 9001 e ISO 14001. As normas atestam que a entidade cumpre os requisitos necessários para assegurar os títulos de Gestão de Qualidade e Ambiental. A ANC é uma das poucas instituições do agronegócio que possui essa regulamentação.

Segundo o presidente da entidade, Ignacio Tellechea, a partir dessas adequações, a ANC mostra que tem buscado uma gestão focada no futuro e na melhoria de processos internos. “Conquistamos essas certificações graças a uma série de requisitos legais que cumprimos com maestria na ANC, sejam eles internos e processuais ou voltados às políticas ambientais”, afirma.

A ISO 9001 é um sistema de gestão que busca a otimização e padronização de processos, maior agilidade no desenvolvimento de produtos e produção mais ágil a fim de satisfazer os clientes. Por outro lado, a ISO 14001 é focada em um sistema de gestão ambiental com base na proteção e cuidados com o meio ambiente. Para conquistar esses títulos, a ANC precisou passar por processos de revisões internas, auditorias e treinamentos. O consultor Edson Tomaszewski, da empresa E-cert, explica que os certificados foram aprovados pela empresa Rina Brasil, que há mais de 20 anos presta serviços voltados à auditoria de certificação. “Essas normas são uma comprovação que a entidade está ligada à proteção do meio ambiente e em entregar qualidade de atendimento aos seus associados”, pontua.

Entre os requisitos que a ANC precisou cumprir para conquistar as certificações estão a realização de registro genealógico de animais bovinos e equinos conforme os regimentos legais, a condução de um programa de melhoramento genético das raças interessadas, a padronização de processos sistemáticos, o resguardo dos interesses institucionais da agropecuária, proteção do meio ambiente, prevenção à poluição e utilização de recursos de forma sustentável, entre outros. A superintendente de Registro da ANC, Silvia Freitas, garante que poucas entidades ligadas ao agronegócio possuem as ISO 9001 e 14001. “Essas duas certificações são um passo importante para mostrar os avanços de gestão que estão sendo executados na ANC. Além de mostrar nossa preocupação com o meio ambiente, estamos focados em padronizar processos, otimizar recursos e tornar a entidade cada vez mais eficiente para os associados”, completa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.