CI

ANDAV comemora 26 anos

ANDAV celebra mais um ano de representação nacional frente ao canal de distribuição


ANDAV comemora 26 anos em um momento importante na representatividade dos distribuidores de insumos agropecuários; Nos últimos anos, a identificação e a luta para vencer os desafios do setor passaram a fazer parte da estratégia da Associação

Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários celebra, no dia 18 de outubro, mais um ano de representação nacional frente ao canal de distribuição. São 26 anos da data de fundação, em 1990. O dia também é marcado por ser o Dia Nacional do Distribuidor de Insumos Agrícolas e Veterinários, instituído por meio da aprovação da Lei nº 12.500, de 4 de outubro de 2011, uma das conquistas mais representativas da ANDAV.

A Associação ocupa posição estratégica na cadeia do agronegócio brasileiro enquanto representante legítima do setor e geradora de conhecimento, difusão e representatividade frente ao canal de distribuição. “O objetivo da ANDAV é estar presente ainda mais nas discussões e tomadas de decisões junto ao governo e aos órgãos públicos, apontando as necessidades e prioridades na visão de nosso associado, uma vez que ele está posicionado entre os fornecedores e o produtor rural. O canal de distribuição é um excelente fomentador da conscientização e educação do homem do campo, na busca por produzir com qualificação, tecnologia e orientação técnica”, explica Henrique Mazotini, presidente executivo da ANDAV.

Sabendo de sua responsabilidade e missão de representatividade, a ANDAV lutou durante todos estes anos contra os principais entraves ao crescimento do setor para encontrar meios eficazes de manter o desenvolvimento do agronegócio no Brasil de maneira estratégica e que compreenda os anseios do produtor rural do início ao fim da safra.
 
“Alertamos entidades, poder público e indústria da necessidade de solidificar a economia rural que é um importante alicerce econômico do Brasil. O setor foi o único a apresentar o Produto Interno Bruto (PIB) positivo em 2015 e com aumento de 1,8% em relação a 2014, e deve seguir o bom desempenho ao longo deste ano, com um crescimento médio entre 1,5% e 2,2%,”, completa Mazotini.
 
Em 2015, somente o mercado de distribuição de insumos agropecuários movimentou cerca de R$ 34 bilhões, entre fertilizantes, produtos de nutrição vegetal e medicamentos veterinários. “Além de gerar emprego para 87 mil profissionais, diretamente e indiretamente, e movimentar 70% da comercialização de insumos, realizamos mais de 10 milhões de visitas a agricultores todos os anos. Isso significa afirmar que a ANDAV é essencial para levar conhecimento técnico de produtos e tecnologia aos produtores rurais”, analisa Humberto Nagata, gerente de marketing e relacionamento da ANDAV.
 
Nos últimos anos, os desafios passaram a ser maiores como é o caso do acesso a crédito rural especial para os distribuidores, haja vista que a competição com o sistema das cooperativas tem proporcionado dificuldades para o segmento, como perdas significativas em algumas regiões. Busca constante da ANDAV também, está relacionada ao desenvolvimento e ao aprimoramento de produtos do Seguro Rural para que possa de fato oferecer coberturas para perdas eventuais, possibilitando ao produtor rural a continuidade de seus negócios.
 
Outra importante luta, junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), é referente ao combate dos Produtos Ilegais. “Estamos nos posicionando para a necessidade de uma ação imediata de repressão ao contrabando de defensivos agrícolas, e para que o governo e as instituições financeiras inviabilizem o acesso ao crédito aos criminosos, e os tornem crime hediondo”, comenta Mazotini.
Para todas estas necessidades, a ANDAV esteve atuando para encontrar formas de viabilizar esse sistema. “Uma boa logística, por exemplo, é fundamental ao distribuidor. O Brasil necessita de um plano logístico urgentemente, de forma que se possa reduzir o custo final do produto, tanto para o mercado interno como para o de exportação”, aponta Mazotini.
A ANDAV é uma das associações do agronegócio mais representativas do país. Atualmente, são sete executivos que realizam um trabalho regionalizado nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Paraná, Tocantins, Goiás e Distrito Federal.
 
“A ANDAV reforça seu comprometimento e sua luta diária em alertar, cobrar e checar se as autoridades estão empenhadas na busca das soluções e, assim, unir o produtor rural e a distribuição de insumos, de conhecimento e de reflexão que são indispensáveis para a agropecuária brasileira”, finaliza Mazotini.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.