CI

Andef contesta suspensão de defensivos no Paraná

Entidade discorda da metodologia dos testes


 

Ao contrário do que foi noticiado por agências de notícias paranaenses no início dessa semana, as entidades do setor produtivo rural contestam a suspensão de 67 defensivos contra ferrugem asiática pela Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná). A Andef (Associação Nacional de Defesa Vegetal) solicitou a retirada da proibição até que sejam realizados testes com metodologia adequada visando a nova safra.

“Os resultados usados como base para a decisão foram a média dos ensaios cooperativos dos últimos três anos. Não concordamos com essa metodologia, e a Embrapa admite que não é a melhor forma para a tomada de decisão. A própria Adapar não manteve a suspensão definitivamente, apenas prorrogou por mais 15 dias, até que seja tomada uma decisão”, disse o gerente técnico e de regulamentação estadual e municipal, Luis Carlos Ribeiro, em contato com o Agrolink.

Ele acrescenta que esses ensaios cooperativos são “por adesão”, ou seja, as empresas se apresentaram voluntariamente para testar seus produtos. Ribeiro destaca que muitas das marcas que não foram suspensas é porque simplesmente não participaram destes testes.

Veja ainda: Metodologia usada pela Adapar na suspensão de defensivos não é correta

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.