CI

André Dobashi é reeleito presidente da Aprosoja/MS

A entidade representa os produtores de grãos do Estado em esferas políticas e econômicas


Foto: Divulgação

O produtor de Antônio João, André Figueiredo Dobashi, por unanimidade, foi reeleito à presidência da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul. A entidade representa os produtores de grãos do Estado em esferas políticas e econômicas, e tem por finalidade apresentar projetos e propostas que estimulem o avanço da cadeia em todas as instâncias. O novo mandato se estenderá pelo biênio: 2022/2023.

“A produção de grãos em Mato Grosso do Sul avança de forma vertiginosa e esses avanços ocorrem de forma alinhada com conceitos de sustentabilidade. Outro destaque do agronegócio local são as parcerias institucionais, que facilita o trabalho, com base na informação, na ciência e na tecnologia”, aponta Dobashi. “Nesta nova gestão, além de nos aproximarmos ainda mais do agricultor, teremos a missão de estreitar o laço entre a ciência e o campo, por meio das Fundações de pesquisa, universidades e Embrapas. São a essas parcerias que creditamos o sucesso da produção de soja e milho em MS”, pontua.

Com perfil técnico, Dobashi é defensor de iniciativas sustentáveis na agricultura, característica que o levou a representar a agricultura Brasileira em evento que antecedeu a COP 26, na Bélgica, onde lançou o termo “kidnapping Carbon”, para facilitar aos representantes de outros países o entendimento sobre o processo de sequestro de carbono, que ocorre na agricultura local, na tradução literal: rapto de carbono.

Em sua primeira gestão à frente da Associação, Dobashi precisou reavaliar ações de proximidade com o produtor rural, devido a pandemia da Covid-19. Foi quando a entidade investiu em ferramentas online para manter o diálogo direto. Entre os méritos, está o aumento da equipe e da produtividade da Aprosoja/MS, que passou a contar com um escopo de colaboradores mais robusto, que atualmente repassa, aos agricultores, informações técnicas, econômicas e políticas, diariamente.

Atualmente André Dobashi é produtor rural no município de Antônio João, onde se dedica a produção soja, milho, sorgo, aveia e pastagens. Também é consultor técnico da empresa AgroExata em Mato Grosso do Sul, na área de implantação e condução de sistemas integrados de lavoura e pecuária.

É Casado com Marina, pai da Elisa e da Cecília. Engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e especialista em Engorda Intensiva de Bovinos de Corte (California/EUA) e em Nutriçao de plantas e Manejo de Pastagens, também pela ESALQ/USP.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.