CI

Angola: Colheita de café com boas perspectivas

Mais de 49 mil toneladas de café mabuba podem, este ano, ser colhidos


Mais de 49 mil toneladas de café mabuba podem, este ano, ser colhidos nos municípios dos Dembos, Pango Aluquém, Bula Atumba, Dande e Nambuangongo, disse, no sábado, à Angop, o director do Instituto do Café no Bengo.

Mayomona Rómulo afirmou que a previsão se baseia no trabalho desenvolvido em 16 fazendas daqueles municípios.

A direcção provincial do Instituto do Café, referiu, continua a trabalhar no levantamento de fazendas, na avaliação do seu aproveitamento real e no desenvolvimento de viveiros comunitários para diversificar a produção na região.

Mayomona Rómulo declarou que o Instituto trabalha, em colaboração com as administrações municipais e autoridades tradicionais, na promoção de acções de sensibilização junto dos fazendeiros e camponeses, com vista a aumentar a produtividade do café na província. O director provincial pediu os cafeicultores que criem associações e cooperativas e elaborem projectos de viabilidade que facilitem o processo de obtenção de créditos bancários, tendo em vista o crescimento da produção do café, óleo de palma, café amendoim e de outros produtos.

Este ano, anunciou, no município de Pango Aluquém foram comercializados 664 sacos de café mabuba da última colheita (2009).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.