Angus expõe experiências aprendidas com Programa Carne Angus Certificada
ão quase 10 anos de história pelos pastos brasileiros
Hoje, de acordo com Medeiros, os consumidorese frigoríficos parceiros reconhecem cada vez mais o valor da Carne AngusCertificada e oferecem premiações ainda melhores aos participantes. Com isso,mais animais são integrados ao programa, gerando melhoria de renda para os pecuaristas,o que é, na verdade, o objetivo da associação. “Nas 14 plantas certificadasespalhadas pelo Brasil, mais de três mil produtores de Angus e cruza Angusabatem seus animais e recebem bonificações aos exemplares que estão dentro dasespecificações exigidas pelo programa”.
O Programa Carne Angus é uma parceria desucesso entre produtores e indústrias. Na atualidade existem no mercadobrasileiro seis marcas comerciais com o selo de certificação da Associação deBrasileira de Angus. “A qualidade diferenciada da Carne Angus Certificada é oresultado de um somatório de características de qualidade de carne onde agenética Angus tem papel fundamental, mas também a idade, grau de acabamento econformação de carcaça contribuem para sua superioridade. A indústria garante aexcelência em sua industrialização. A certificação é a garantia ao consumidordestas qualidade e da identidade do produto”, pontua o coordenador do programade certificação.
O trabalho para assegurar essa qualidade noprocesso de tipificação das carcaças Angus e cruza Angus nos frigoríficosparceiros é realizado por uma equipe de 24 profissionais e envolve treinamento,capacitação de pessoas, procedimentos padronizados e interação permanente econstante com produtores e parceiros. “Por isso somos a raça que mais cresce noBrasil”, finaliza Fábio.
O Programa Carne Angus Certificada, foi umdestaques no WorkShop BeefPoint 2012 cujo tema foi “Tipificação de carcaças ecomercialização de gado para abate” na última quarta-feira (15 de fevereiro).