CI

Angus expõe experiências aprendidas com Programa Carne Angus Certificada

ão quase 10 anos de história pelos pastos brasileiros


Apoiada no princípio de valorização da carne,do pagamento por qualidade, do fomento à raça, da integração da cadeiaprodutiva e a garantia da qualidade da carne a aos consumidores, o ProgramaCarne Angus Certificada, da Associação Brasileira de Angus, se destaca como umdos grandes cases de sucesso da pecuária nacional e ganha atenção de todos osenvolvidos no sistema pecuário. “São quase 10 anos de história pelos pastos brasileiros, por isso valorizar o novilho Angus e sua carne de qualidadediferenciada tem sido nossa missão desde a criação do programa”, disse FábioMedeiros, sub gerente da Angus e coordenador técnico do programa decertificação.


Hoje, de acordo com Medeiros, os consumidorese frigoríficos parceiros reconhecem cada vez mais o valor da Carne AngusCertificada e oferecem premiações ainda melhores aos participantes. Com isso,mais animais são integrados ao programa, gerando melhoria de renda para os pecuaristas,o que é, na verdade, o objetivo da associação. “Nas 14 plantas certificadasespalhadas pelo Brasil, mais de três mil produtores de Angus e cruza Angusabatem seus animais e recebem bonificações aos exemplares que estão dentro dasespecificações exigidas pelo programa”.

O Programa Carne Angus é uma parceria desucesso entre produtores e indústrias. Na atualidade existem no mercadobrasileiro seis marcas comerciais com o selo de certificação da Associação deBrasileira de Angus. “A qualidade diferenciada da Carne Angus Certificada é oresultado de um somatório de características de qualidade de carne onde agenética Angus tem papel fundamental, mas também a idade, grau de acabamento econformação de carcaça contribuem para sua superioridade. A indústria garante aexcelência em sua industrialização. A certificação é a garantia ao consumidordestas qualidade e da identidade do produto”, pontua o coordenador do programade certificação.


O trabalho para assegurar essa qualidade noprocesso de tipificação das carcaças Angus e cruza Angus nos frigoríficosparceiros é realizado por uma equipe de 24 profissionais e envolve treinamento,capacitação de pessoas, procedimentos padronizados e interação permanente econstante com produtores e parceiros. “Por isso somos a raça que mais cresce noBrasil”, finaliza Fábio.

O Programa Carne Angus Certificada, foi umdestaques no WorkShop BeefPoint 2012 cujo tema foi “Tipificação de carcaças ecomercialização de gado para abate” na última quarta-feira (15 de fevereiro).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.