CI

Animais podem ajudar superar doenças humanas

A solução para o diabetes - se houver - poderia ser procurada nos peixes cegos das cavernas mexicanas. 


O mundo animal pode ser um bom recurso para estudar novas maneiras de prevenir e tratar algumas doenças que atingem o ser humano. É possível que nosso DNA seja extraordinariamente semelhante ao dos chimpanzés e de outros animais, mas são as diferenças que podem nos ajudar a descobrir novas maneiras de entender e tratar doenças no futuro. 

Um estudo recente revela que foi a perda de um gene específico que aumentou o risco de doença cardiovascular em humanos do que em outros animais, incluindo nosso parente mais próximo, o chimpanzé. O estudo também mostrou que, ao modificar geneticamente os camundongos para terem a mesma mutação genética que os humanos, o risco de sofrer um ataque cardíaco era duas vezes maior do que os camundongos normais. 

O rato-toupeira pelado pode não ser um espetáculo à vista, mas esse roedor desperta grande interesse na comunidade científica porque tem a qualidade de não contrair câncer. Além disso, esses ratos poderiam nos ensinar algumas coisas sobre longevidade. Por causa de seu tamanho, deveriam ter uma vida útil semelhante à de seu parente lirón (cerca de quatro anos), no entanto, eles costumam viver sete vezes mais. 

Os cangurus podem pular a uma velocidade de 64 km / h com pouco risco de sofrer de artrite, até uma idade muito avançada. Uma estrutura cartilaginosa única nos joelhos permite que eles resistam à força de flexões repetidas e ao impacto do solo. Além disso, o arranjo dos ligamentos melhora a estabilidade das articulações, o que é importante para manter uma boa saúde das articulações.  

O diabetes é um problema de saúde global e é uma das principais causas de cegueira, insuficiência renal, ataque cardíaco, derrame e amputação. Quase um em cada dez adultos sofre desta doença, e as taxas de diabetes seguem uma tendência ascendente. A solução para o diabetes - se houver - poderia ser procurada nos peixes cegos das cavernas mexicanas. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.