CI

ANPII participa de mesas redondas na FERTBIO 2014

Associação defende uso de fertilizante biológico



Tendo como tema central a “FERTILIDADE E BIOLOGIA DO SOLO: INTEGRAÇÃO E TECNOLOGIAS PARA TODOS” a FERTBIO 2014, promovida pelo Núcleo Regional Leste da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, espera reunir mais de dois mil participantes durante os dias 15 e 19 de setembro, no Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá, Minas Gerais. A FERTBIO 2014 reúne quatro importantes eventos da Ciência do Solo: a XXXI Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, a XV Reunião Brasileira sobre Micorrizas, o XIII Simpósio Brasileiro de Microbiologia do Solo e a X Reunião Brasileira de Biologia do Solo.

Na parte da manhã do evento, serão realizadas sete conferências e sete mesas redondas que terão por objetivo a integração das áreas de Fertilidade, Nutrição de Plantas e Biologia (incluindo Microbiologia). Elas serão constituídas de três apresentações de 20 minutos cada sobre diferentes pontos de vista e/ou abordagens sobre o tema da conferência. A discussão será estimulada por dois debatedores que analisarão e poderão complementar estes pontos de vista mediante a moderação de uma terceira pessoa denominada “moderador”. A discussão será aberta ao público. Um relator anotará os pontos relevantes emergentes da mesa redonda que serão incluídos no documento final do evento.

No dia 18, quinta-feira, está marcada para às 10h30 a mesa redonda Inovação e empreendedorismo na fertilidade do solo, nutrição de plantas e biologia do solo, que terá a três palestras, sendo a de “Empresas de produtos biológicos” apresentada pelo presidente da Associação Nacional dos Produtores e Importadores de Inoculantes (ANPII), Roberto Berwanger Batista, que irá traçar um panorama da agricultura brasileira nestas últimas décadas mostrando a evolução em vários segmentos, dando um enfoque especial na área biológica, a qual tem um grande destaque na cultura da soja. “ Para o futuro, projetamos um grande desafio da pesquisa e das empresas em validar e desenvolver novos produtos biológicos para uma gama maior de culturas com o uso de microorganismos multifuncionais como fixadores de nitrogênio, solubilizadores de fósforo, promotores de crescimento e elicitores, tendo em vista a busca por novos patamares de produtividades e sustentabilidade da agricultura”, pondera.

No período da tarde do mesmo dia, a partir das 14h, será realizado o 13º Simpósio Brasileiro de Microbiologia do Solo, o tema da mesa redonda é Produtos microbianos disponíveis no mercado: eficácia e controle. A terceira palestra sobre o assunto será realizada pelo consultor da ANPII Solon Cordeiro Araujo que abordará detalhes sobre os “Produtos biológicos: uma tecnologia válida para altas produtividades?

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.