CI

Apenas 10% da colheita de arroz foi concluída no RS

Produção de arroz se mantém estável no Rio Grande do Sul


Foto: Divulgação

Segundo dados do Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA), a área cultivada de arroz no Rio Grande do Sul está estimada em 900.203 hectares, com uma produtividade média de 8.325 kg/ha. Estima-se que a produção total deverá atingir 7,49 milhões de toneladas, conforme as informações divulgadas no Informativo Conjuntural, publicado pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR).

Apesar da colheita já estar em andamento, apenas cerca de 10% da área cultivada foi colhida até o momento. As lavouras restantes estão em diferentes estágios de desenvolvimento, com 38% em maturação, 45% em enchimento de grãos e 7% em florescimento. No entanto, as baixas temperaturas registradas recentemente em algumas regiões, como na Fronteira Oeste e na Campanha, foram consideradas prejudiciais às lavouras.

Em termos regionais, a colheita está mais avançada em algumas áreas, como em Bagé, onde 12% da área já foi colhida, e em Uruguaiana e Barra do Quaraí, onde o índice também chega a 12% e 15%, respectivamente. No entanto, as diferenças de produtividade são significativas devido a fatores como as condições climáticas e problemas causados por excesso de chuvas.

Em relação à comercialização, o preço da saca de arroz apresentou uma redução de 0,58% em relação à semana anterior, passando de R$ 104,29 para R$ 103,68, de acordo com o levantamento semanal de preços realizado pela Emater/RS-Ascar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.