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Apenas 3% dos brasileiros não consomem queijo

Oferta desses produtos ainda não sofreu queda


Foto: Marcel Oliveira

Um estudo realizado pelo setor de gado de leite da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) indicou que o queijo é o derivado lácteo mais consumido no País, sendo alvo de 97% dos entrevistados. Na sequência, os consumidores têm o hábito de comprar manteiga, creme de leite, iogurte, leite condensado e leite UHT. 

Esse panorama se dá, principalmente, pela crise do novo coronavírus, segundo afirmou a pesquisadora Kennya Siqueira. De acordo com ela, diferentemente de outros países, o Brasil não sofre com a falta de oferta deste tipo de produto, já que os produtores não pararam a produção. 

"Ao contrário do que vem ocorrendo em alguns países, no Brasil, a grande maioria dos consumidores (83%) está encontrando com facilidade os produtos lácteos no mercado, o que reflete o comprometimento dos produtores e laticínios em manter o abastecimento", disse ela, complementando que ainda que ocorra um lockdown, quando as medidas de circulação de pessoas tornam-se mais rígidas, não deve haver crise de abastecimento. 

Mesmo com os restaurantes fechados, o consumo domiciliar parece ter aumentado as compras de alguns tipos de produtos derivados de laticínios. "O fator apontado pelos consumidores como o mais importante (80%) na hora da compra dos derivados do leite é a marca, seguido de perto pelo preço e depois pela qualidade", informa. "Apenas o queijo petit suisse teve o preço como o fator decisivo na compra pelos consumidores", completa. 

A pesquisa foi realizada dos dias 23 de abril a três de maio com 5.105 pessoas de todos os estados brasileiros, por meio de redes sociais. 

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