Apesar de se manter no topo, MT terá redução na safra de girassol

Agronegócio

Apesar de se manter no topo, MT terá redução na safra de girassol

Cutura é boa oportunidade de plantio após a colheita do milho
Por:
1043 acessos

Receba Notícias como esta por email

Cadastre-se e receba nossos conteúdos gratuitamente
Obrigado por se cadastrar
  • Enviamos a você um email de boas vindas para ativação de seu cadastro.
Apesar de continuar líder, Mato Grosso deverá ter uma redução de 28,8% na produção de girassol na safra 2012/2013, ante as 79,4 mil toneladas colhidas no ciclo 2011/2012. A projeção é da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab). A baixa qualidade das sementes e a falta de pesquisa da cultura no Estado têm desmotivado os produtores, segundo os próprios. Conforme a 1ª estimativa de safra 2012/2013 da Conab, divulgada anteontem, a área será mantida em 47,1 mil hectares. Entretanto, projeta-se redução de 28,8% na  produtividade, de 1.686 quilos por hectare para 1.200 quilos, o que faz a produção decair para 56,5 mil toneladas.


De acordo com o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Brasil (Aprosoja-Brasil) e produtor, Glauber Silveira, a queda na produção é certa, pois os produtores estão desestimulados com a cultura, uma vez que as sementes são de baixa qualidade.


“O girassol é uma boa oportunidade de plantio após a colheita do milho, contudo é preciso melhorar as sementes no Brasil e investir em pesquisas na cultura, pois não há empresa que as façam. A área deve cair também por  conta disso”, diz Silveira.

No Brasil a perspectiva é de 93,4 mil toneladas apenas de girassol na safra 2012/2013, 19,6% menor que as 116,2 mil toneladas produzidas na safra 2011/2012.

Goiás é o segundo maior produtor e as projeções são de 19,5 mil toneladas, 3,7% a mais que as 18,8 mil  toneladas do último ciclo.
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink