Apetite da China continua alto
CI
Imagem: Divulgação
COMPRAS

Apetite da China continua alto

Além disso, os estoques chineses estão aumentando
Por: -Leonardo Gottems

A China continua comprando muita soja, foram 18 cargos somente dos Estados Unidos e 5 do Brasil nesta semana, segundo informações divulgadas pela T&F Consultoria Agroeconômica. Nesse cenário, os prêmios CIF China continuaram firmes nesta semana, cerca de 3 cents nesta sexta-feira, com a China continuando firme nas compras de soja, tanto americana (18 cargos) como no Brasil (5 cargos). 

“Os prêmios FOB para outubro o prêmio da soja brasileira estão a +190X, contra +125X da soja americana; para novembro estão a + 195X contra os mesmos 125X da soja americana, o que explica a preferência dos chineses. Para safra nova, o Brasil impera sozinho,sem  ofertas  nem  da Argentina, nem dos EUA. O mercado de Paper de Paranaguá negociou fevereiro a + 89H, março a + 65H e maio a +57N”, comenta a consultoria. 

Na China, os estoques da oleaginosa sobem à medida em que o volume de esmagamento diminui. “Os estoques de soja na China subiram acentuadamente na semana passada para o maior nível desde fevereiro de 2019, à medida que os volumes de esmagamento recuaram e em meio a um fluxo de importações, de acordo com o Centro Nacional de Informações sobre Grãos e Petróleo da China (CNGOIC)”, completa. 

“Os estoques de soja subiram mais de 6% na semana, para 7,39 milhões de toneladas, uma vez que o esmagamento caiu 4%, para 1,95 milhão de toneladas, segundo dados do CNGOIC. Apesar do menor esmagamento, as importações de soja em setembro devem atingir cerca de 8,5 milhões de toneladas, um aumento de 3,7% em relação aos 8,2 milhões de t importados no mesmo mês do ano passado”, conclui a T&F. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink