CI

Apetite da China continua alto

Além disso, os estoques chineses estão aumentando


Foto: Divulgação

A China continua comprando muita soja, foram 18 cargos somente dos Estados Unidos e 5 do Brasil nesta semana, segundo informações divulgadas pela T&F Consultoria Agroeconômica. Nesse cenário, os prêmios CIF China continuaram firmes nesta semana, cerca de 3 cents nesta sexta-feira, com a China continuando firme nas compras de soja, tanto americana (18 cargos) como no Brasil (5 cargos). 

“Os prêmios FOB para outubro o prêmio da soja brasileira estão a +190X, contra +125X da soja americana; para novembro estão a + 195X contra os mesmos 125X da soja americana, o que explica a preferência dos chineses. Para safra nova, o Brasil impera sozinho,sem  ofertas  nem  da Argentina, nem dos EUA. O mercado de Paper de Paranaguá negociou fevereiro a + 89H, março a + 65H e maio a +57N”, comenta a consultoria. 

Na China, os estoques da oleaginosa sobem à medida em que o volume de esmagamento diminui. “Os estoques de soja na China subiram acentuadamente na semana passada para o maior nível desde fevereiro de 2019, à medida que os volumes de esmagamento recuaram e em meio a um fluxo de importações, de acordo com o Centro Nacional de Informações sobre Grãos e Petróleo da China (CNGOIC)”, completa. 

“Os estoques de soja subiram mais de 6% na semana, para 7,39 milhões de toneladas, uma vez que o esmagamento caiu 4%, para 1,95 milhão de toneladas, segundo dados do CNGOIC. Apesar do menor esmagamento, as importações de soja em setembro devem atingir cerca de 8,5 milhões de toneladas, um aumento de 3,7% em relação aos 8,2 milhões de t importados no mesmo mês do ano passado”, conclui a T&F. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.