CI

Apex assina contrato para investir na exportação de genética bovina


Quase três milhões de reais serão aplicados na divulgação da genética bovina brasileira em 12 países das três Américas, África, Ásia e Oceania. O projeto para financiamento dos trabalhos de marketing do gado zebuíno no exterior acaba de ser assinado pela diretoria da Apex-Brasil, agência do governo federal responsável pela inserção de novas empresas exportadoras no mercado internacional. Serão investidos R$2,6 milhões. Metade desse montante será liberado pela Apex. A outra parte ficará a cargo da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e do núcleo de exportação Brazilian Cattle Genetics (BCG), como determina a agência.

O dinheiro começa a ser aplicado esta semana. Representantes do núcleo estão na Bolívia para divulgar a pecuária zebuína na feira de Santa Cruz de La Sierra, tradicional evento boliviano que começa no dia 18 e vai até 28 de setembro. Nos meses seguintes, eles seguem para a Colômbia e Venezuela. O roteiro de divulgação inclui mais nove feiras internacionais em 2004, realizadas em países como Estados Unidos, China, México, Egito, Austrália e África do Sul. A expectativa é de que as exportações de material genético e animais vivos aumentem significativamente a partir do próximo ano. "O primeiro passo é mostrar o nosso produto lá fora. Os principais alvos são os países de clima tropical. Esses locais têm grande potencial para desenvolver a pecuária zebuína. Esperamos movimentar cerca de US$ 200 milhões com as exportações", afirma o gerente do BCG Gerson Simão. Esse montante deve ser atingindo a partir de 2006 com a comercialização anual de 300 mil doses de sêmen, 20 mil embriões e 350 mil bovinos.

É a primeira vez que a Apex financia um projeto na área de genética bovina. Como o setor já tem experiência na área de comércio exterior, trabalha com alta tecnologia e dentro do padrão de qualidade exigido pelo mercado internacional, a agência garante que não será preciso fazer um trabalho de reestruturação do processo produtivo das empresas como acontece em muitos projetos. O BCG é formado por grandes centrais de inseminação e firmas de exportação de animais, além da ABCZ, entidade organizadora da maior feira internacional de zebu do mundo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.