CI

Apicultura: calor intenso e escassez de néctar

O forte calor provocou estresse nas plantas e causou um expressivo abortamento de flores


Foto: Pixabay

O cenário para a apicultura na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé foi novamente desfavorável devido às condições ambientais adversas, conforme relatório do Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar, ligada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR). O forte calor provocou estresse nas plantas e causou um expressivo abortamento de flores, especialmente nas lavouras de soja. Em Caxias do Sul, a redução das floradas levou as abelhas a diminuírem a postura de ovos devido à escassez de néctar nas colmeias, afetando a produção de mel, embora as reservas disponíveis sejam suficientes para manter as abelhas.

Por outro lado, na região de Erechim, o período de sol intenso e temperaturas mais altas favoreceu as atividades externas das colmeias, como a coleta de pólen e néctar, além do manejo do apicultor. Não houve registro de mortandade de abelhas. Já em Ijuí, a atividade segue com colheita escalonada entre os caixilhos das colmeias devido à baixa produção.

Em Lajeado, as condições climáticas foram favoráveis, mas a comercialização de mel a granel está praticamente estagnada pela falta de compradores. Em Passo Fundo, as chuvas intensas mantiveram os enxames em atividades internas, aumentando o consumo de mel das colmeias.

Na região de Pelotas, destaca-se a florada, especialmente da aroeira vermelha, enquanto em Pelotas o período foi favorável para a produção de mel, com os enxames se recuperando e produzindo bem. Em Rio Grande, a projeção para a safra de outono é positiva, com expectativa de melhores rendimentos do que na primavera, e os apicultores estão revisando seus enxames.

Em Porto Alegre, as condições de produção são favoráveis, com oferta de pólen e néctar adequada. No manejo, está sendo adotada a prática de troca de caixilhos do ninho, usando cera alveolada, conhecida como manejo do ninho claro, e a colheita está em andamento. Na região de Santa Rosa, alguns agricultores estão realizando uma segunda colheita em enxames com alta produção, mas com cuidado para garantir alimento suficiente para o inverno.

Em Soledade, a colheita de mel de verão está em andamento, mas estima-se que não será satisfatória, pois muitos enxames ainda não se recuperaram e apresentam baixa população de abelhas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.