Aplicativo ajuda produtor de leite no manejo e aumentar lucros

Leite

Aplicativo ajuda produtor de leite no manejo e aumentar lucros

Dados de reprodução e sanidade levam à decisões corretas
Por: -Eliza Maliszewski
213 acessos


Em tempos onde se fala em agricultura 4.0, aquela onde as tecnologias digitais integradas com ajuda de softwares, sistemas que auxiliam no melhor desempenho do sistema produtivo, a Cotrijal, de Não-Me-Toque (RS), apresenta aos produtores de leite uma tecnologia de monitoramento dos rebanhos. Um equipamento fica preso ao animal por meio de colar ou brinco e faz a coleta individual das informações.

Com foco em bem-estar animal e lucratividades, o equipamento gera dados sobre reprodução, saúde e nutrição. De hora em hora saem relatórios de cio, de vacas em cio regular, de suspeita de aborto, vacas em anestro, saúde geral do animal e alerta de dificuldades. Desta forma o produtor acompanha tudo sem que haja  a necessidade de estar presente no local, junto a criação, vendo como ele se comporta diante de diferentes situações. 

Todo esse mapeamento chega ao produtor por meio de aplicativo que funciona em celular ou computador. Os dados são de fácil compreensão e buscam auxiliar na tomada de decisão. Atualmente mais de cinco milhões de vacas utilizam o equipamento, em mais de 50 países, com resultados bastante satisfatórios no Brasil: as taxas de serviços ultrapassam os 65%; e a taxa de prenhez está acima de 20%.

Os produtores interessados em instalar o sistema na sua propriedade contarão com o apoio da cooperativa. Com um aporte financeiro para a aquisição, o produtor pagará uma taxa mensal pelo uso. Interessados devem procurar o seu veterinário. “Queremos oportunizar aos produtores o acesso a uma tecnologia que tem dado resultados muito positivos na reprodução, que é um dos principais problemas das propriedades. Com a gestão de comportamento, poderemos melhorar a taxa de serviço e evoluir em concepção e taxa de prenhez. Isso é sinônimo de mais leite e mais lucro”, apontou Renne Granato, gerente de Produção Animal da Cotrijal.
 

 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink