CI

Aplicativo é aliado para o plantio da safrinha 2023

Com uma janela de plantio reduzida, o AgroApp se coloca como aliado na otimização de recursos


Foto: Pixabay

A colheita da safra principal está atrasada, marcada por um plantio tardio e por uma quantidade acima do esperado de chuvas, que alterou bastante a dinâmica da primeira safra. Com isso, o planejamento da safra de inverno, ou safrinha, pode ficar comprometido, com a janela de plantio reduzida. Ciente das dificuldades, o agricultor pode encontrar auxílio de agrônomos, agricultores, dados e artigos no AgroApp, para planejar e executar o plantio da segunda safra do ano.

Com base no perfil de busca do usuário, pode-se perceber a movimentação do agricultor brasileiro. O índice AgroApp mostra que neste início de ano, a busca por híbridos de sorgo foi de 73% e de milho 51%. “Realmente existe um movimento forte de decisão e consulta em relação ao plantio da safrinha e uma maior busca pelo sorgo”, comenta o diretor do AgroApp Fernando Rossi. 

O engenheiro agrônomo, Murilo de Freitas Iossi, também diretor do AgroApp avalia que essa pode ser uma consequência do atraso do plantio da soja e do ano chuvoso, em algumas regiões. “Isso causou uma janela pior para o plantio do milho”, explica, sobre o tempo reduzido para o plantio dessa segunda safra. Ele também lembra, que muitos escolhem o sorgo em substituição ao milho, por esta ser uma planta mais rústica. “Com as peculiaridades que este ano vem apresentando, o agricultor é forçado a buscar soluções como plantas mais resistentes ou híbridos que sejam mais adaptáveis às condições de sua região”, explica o engenheiro agrônomo. 

Para isso ele precisa de informações importantes para seu planejamento. O AgroApp vem com essa proposta de conteúdo técnico. Ele traz informações específicas de cada variedade e híbrido. 

Para quem quer se aprofundar, em cada ítem há dados sobre características agronômicas, pontos fortes, comportamento em relação às doenças e recomendações de plantio. É possível entender as deficiências nutricionais e ter a mão quais são as alternativas de defensivos, fertilizantes foliares e ocorrência de doenças. “O acesso à informação é vital para o produtor rural, para que ele possa fazer comparações e conhecer alternativas para a melhor tomada de decisão, especialmente em um ano que pode ter variações climáticas”, conclui Iossi. 

O AgroApp também conta com uma extensa base de dados sobre plantas daninhas e seu combate, informações e consultas para a compra de insumos, ficha técnica e descrição de máquinas e tratores, ferramentas com fórmulas e tabelas de conversão e compilado das principais notícias relacionadas à atividade pecuária. 

Uma das grandes vantagens do AgroApp é o “modo offline”, que permite que o usuário consulte dados, identifique pragas e doenças mesmo quando não estiver conectado à internet. Em um país marcado pela precarização do acesso às tecnologias de comunicação nas áreas rurais, esta função é uma grande aliada do produtor rural.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.