CI

Aplicativo internacional identifica doença de plantas

A equipe está usando técnicas de aprendizado profundo para desenvolver um sistema


Foto: Arquivo

Uma nova pesquisa sugere que a inteligência artificial (IA) pode identificar e classificar doenças em plantas agrícolas, permitindo uma aplicação mais direcionada de tratamentos para infecções fúngicas específicas e outros problemas. A ideia é discutida por uma equipe da Índia no  International Journal of Sustainable Agricultural Management and Informatics. 

Os pesquisadores explicam que infecções fúngicas em plantas cultivadas comumente causam murcha, ferrugem, manchas, crostas, revestimentos mofados, e tecido podre. Esses problemas levam à perda de safras ou de produtos não comestíveis e a enormes custos econômicos para o agricultor. Uma maneira automatizada de identificar rapidamente doenças comuns em plantas e permitir que um tratamento específico ocorra pode economizar safras, aumentar a produtividade e reduzir custos. 

A equipe está usando técnicas de aprendizado profundo para desenvolver um sistema que poderia ser incorporado a um aplicativo de telefone móvel. O aplicativo permitiria que os agricultores tirassem um instantâneo de uma folha doente e o aplicativo analisaria a imagem e identificaria a doença na cultura no campo em tempo real.  

O aplicativo pode distinguir entre folhas saudáveis de plantas de batata e aquelas afetadas pela requeima. Você pode discernir queimaduras nas folhas de morango. Ele também pode distinguir entre várias doenças do tomate, incluindo mancha bacteriana, pinta-preta, mofo da folha, mancha-alvo, vírus do mosaico e outros. 

Os testes mostram a abordagem para um desempenho melhor do que a tecnologia de ponta, diz a equipe. O sistema é, dizem eles, preciso e funcionalmente muito estável. Essas inovações podem ajudar a salvar uma indústria agrícola doente em partes da Índia, bem como reduzir a carga psicológica sobre os agricultores em dificuldades que tragicamente veem milhares de suicídios a cada ano. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.