CI

Aplicativos para cultivos de erva-mate têm atualização

Apps de manejo e adubação ganham mais funções


Foto: Marcel Oliveira

A Embrapa Florestas (Colombo/PR) acaba de disponibilizar novas versões dos aplicativos de manejo e adubação para cultivos de erva-mate. Os já conhecidos “Aplicativos Matte” ganharam novas funcionalidades e atualizações. 

No caso do Manejo Matte, o aplicativo pode agora também ser utilizado para apoio à gestão de ervais cultivados sombreados (tanto por adensamento quanto arborizados), o que aumenta o potencial de uso do aplicativo para mais produtores rurais. Segundo Ives Goulart, engenheiro agrônomo e analista da Embrapa Florestas responsável pelo app, “estes produtores também contam agora com esta ferramenta que realiza diagnósticos dos ervais e aponta correções de rumos no manejo”. Com isso, o app auxilia na adoção de melhorias no cultivo da erva-mate, com possibilidade de incremento na produtividade e aumento da qualidade dos plantios. “O app é baseado no Sistema Erva 20, que traz informações sobre boas práticas que o produtor rural pode fazer no dia a dia como plantio, poda, adubação, controle de plantas daninhas, renovação do erval entre outras”, explica Goulart.

Já o app Ferti Matte, que auxilia produtores de erva-mate e técnicos rurais a interpretar a análise de solo de ervais cultivados e recomendar a adubação nas fases de plantio, formação de copa e produção, foi atualizado para também contemplar ervais sombreados, com a possibilidade de informar a densidade do erval e não somente o espaçamento, como na primeira versão. “Ervais sombreados nem sempre seguem a lógica de plantio em linhas. Então, com esse ajuste no app, será possível maior efetividade na análise nestes casos”, explica Goulart. O app também recebeu melhorias em relatórios e na padronização de termos.

Os dois aplicativos geram relatórios que ficam armazenados para consultas posteriores, mas também geram bases de dados que podem ser acessadas pela Embrapa Florestas e, com isso, a empresa pode identificar demandas de pesquisa e de transferência de tecnologias para o setor ervateiro. 

Além do Manejo-Matte e do Ferti-Matte, os produtores de erva-mate já contam também com o Planin-Matte, que possibilita a análise econômica dos plantios de erva-mate considerando os diversos custos operacionais de implantação, manutenção, manejo e colheita do erval. Voltado ao produtor, o sistema calcula fluxos de caixa e realiza avaliações segundo os critérios de análise econômico-financeira mais utilizados no agronegócio.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.