Aprovada importação de amaranto do Peru

Agronegócio

Aprovada importação de amaranto do Peru

Grãos devem entrar no Brasil com Certificado Fitossanitário emitido pelo governo peruano
Por: -Leilane Alves
1904 acessos
Grãos devem entrar no Brasil com Certificado Fitossanitário emitido pelo governo peruano
 
O Ministério da Agricultura aprovou os requisitos fitossanitários para importação de grãos de amaranto produzidos no Peru. As regras para a entrada do produto no Brasil, baseadas no estudo de Análise de Risco de Pragas, foram publicadas na Instrução Normativa Nº 1, do Diário Oficial da União desta sexta-feira, 7 de janeiro.

Os carregamentos com os grãos deverão estar acompanhados de Certificado Fitossanitário emitido pela Organização Nacional de Proteção Fitossanitária (ONPF) do Peru. As partidas importadas serão inspecionadas no ponto de ingresso. Caso seja identificada a praga quarentenária (sem registro de ocorrência no Brasil), a ONPF do Peru será notificada e o país poderá suspender a importação de amaranto até a revisão da Análise de Risco de Pragas.

A ONPF do Peru deverá comunicar à ONPF brasileira qualquer alteração na condição fitossanitária da cultura do amaranto nas regiões produtoras que exportam ao Brasil. O não cumprimento das exigências estabelecidas na Instrução Normativa será motivo de suspensão da entrada do produto no país.

Saiba mais – O amaranto é um gênero de plantas herbáceas com consistência e porte de erva. Muitas espécies têm características ornamentais, como o Amaranthus caudatus, com várias flores vermelho-escuras no mesmo pendúculo.

A semente do amaranto mede cerca de um milímetro de diâmetro e é uma importante fonte de proteínas, cálcio e zinco, além de contribuir para a redução dos níveis de colesterol. O produto pode ser utilizado como farinha ou pré-cozido em saladas e na produção de pães, bolachas, barras de cereais e musli.
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink