CI

Aprovado fundo de investimento do agro

“É a possibilidade de trazer mais recursos para o setor"


Foto: Pixabay

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira o Projeto de Lei nº 5191/2020, que visa a criação dos Fundos de Investimento do Setor Agropecuário (FIAgro). Como parte do debate do Congresso Nacional sobre a medida, o próximo passo será a avaliação e a votação dos senadores. 

A proposta consiste em uma iniciativa da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e autoria do deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP). Nesse cenário, o PL permite que as pessoas possam participar dos ganhos do agronegócio adquirindo cotas do fundo. O investidor vai poder passar a lucrar com os rendimentos do agro brasileiro, sem ser produtor rural. Basicamente, é como poder lucrar com os ganhos de uma fazenda sem precisar colocar a mão na terra. 

“É a possibilidade de trazer mais recursos para serem investidos no setor. Vão se constituir, a partir da aprovação desse projeto, fundos e as pessoas podem participar disso adquirindo cotas”, resume o autor do projeto, deputado Arnaldo Jardim. 

De acordo com a FPA, além de ser uma oportunidade para pequenos e médios produtores, que hoje têm dificuldade de acesso ao mercado de capitais, a proposta de criação do Fiagro segue os moldes de fundos já consolidados no mercado financeiro, como os de investimentos imobiliários. Além disso, abre espaço para a entrada de ainda mais crédito ao agro do país. 

Relator do projeto na Câmara, o deputado Christino Áureo (PP-RJ) diz que “o poder disruptivo do Fiagro é que, uma vez entrando administradores profissionais do mundo financeiro no setor, vamos melhorar a governança, a gestão e atrair recursos que garantam investimento na sustentabilidade da produção brasileira”, defende o relator. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.