Aproveitamento 100% da água é o caminho

Agronegócio

Aproveitamento 100% da água é o caminho

Gestão da água na mineração e na agricultura foi o tema do Encontro Internacional de Irrigação e Mineração realizado nesta semana, em Concepción, no Chile
Por:
256 acessos

Gestão da água na mineração e na agricultura foi o tema do Encontro Internacional de Irrigação e Mineração realizado nesta semana, em Concepción, no Chile. O coordenador do Programa Nacional de Irrigação do SENAR, Rafael Diego da Costa, participou do encontro e contou as novidades no quadro SENAR Responde, do Canal do Produtor TV desta quinta-feira (27/10).

Segundo Rafael, as tecnologias apresentadas durante o encontro buscam o aproveitamento 100 por cento da água, seja na mineração ou na agricultura. “As tecnologias de irrigação estão baseadas na economia da água, para subsidiar a tomada de decisão de como, quanto e onde irrigar. É onde surge a necessidade de capacitação do produtor.”

O coordenador conta que a automação em sistemas de irrigação é uma das tecnologias inéditas apresentadas no evento. “Já é possível ligar o equipamento de irrigação até pelo celular. Esses sistemas recebem dados meteorológicos e fazem o cálculo da lâmina d’ água, possibilitando ao produtor saber a quantidade necessária de água para irrigar,” destaca.
O encontro foi um realização conjunta entre Brasil e Chile, por meio do Centro de Recursos Hídricos para la Agricultura y la Mineria e do Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura Irrigada (INOVAGRI).
 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink