CI

Arbustos em pastagens podem aumentar recarga de água

Esse é considerado um ponto positivo da diminuição da forragem


Foto: Pixabay

A invasão de arbustos nas encostas e nas pastagens pode aumentar o armazenamento de águas subterrâneas, segundo um novo estudo liderado por Adam Schreiner-McGraw, pesquisador de pós-doutorado em hidrologia da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Até agora, os pesquisadores pensavam que plantas lenhosas, como árvores e arbustos, têm raízes mais profundas que a grama. 

"É impressionante que a composição do ecossistema seja o que controla as futuras mudanças projetadas para a recarga das águas subterrâneas", disse Schreiner-McGraw. "Isso não significa que a mudança climática não seja importante, mas que a mudança da vegetação é potencialmente mais importante e algo que os cientistas e gestores de terras devem se concentrar mais no entendimento", completa. 

O coautor Hoori Ajami, professor assistente de hidrologia de águas subterrâneas da UC Riverside, disse que o documento analisa os efeitos combinados da vegetação e das mudanças climáticas nos processos de recarga de águas subterrâneas em ambientes áridos. "A maioria dos estudos até agora analisou essas mudanças isoladamente. Aqui ilustramos que os efeitos combinados da mudança da vegetação e da mudança climática podem ser maiores ou menores que a soma de suas partes”, indica. 

A intrusão de arbustos nas pastagens é frequentemente considerada um problema, pois reduz a quantidade de forragem disponível para pastagem de gado e pode levar a mais manchas de solo descoberto e ao consequente aumento da erosão do solo. Esse processo de criação de terreno mais vazio é chamado de "xerificação". As mudanças climáticas contribuem para a xerificação, mas a supressão de fogo e o excesso de pastagem desempenham os papéis mais importantes. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.