Área de algodão deve sofrer expansão

ESTIMATIVA

Área de algodão deve sofrer expansão

"O Rabobank estima que o Brasil deverá semear 1,4 milhão de hectares de algodão na safra 2018/19"
Por: -Leonardo Gottems
98 acessos

Os bons resultados da última safra de algodão brasileiro acabaram resultando em uma possibilidade forte de expansão da área do setor. De acordo com o relatório de projeções para o agronegócio brasileiro, do Rabobank, o clima impulsionou as produtividades e contribuiu para que o Brasil colhesse a maior safra de sua história com 2 milhões de toneladas de pluma produzidas. 

“Em meio a esse resultado positivo e a atratividade de margens no comparativo com outras culturas, a expectativa é de expansão significativa na área destinada à cotonicultura na próxima temporada. O Rabobank estima que o Brasil deverá semear 1,4 milhão de hectares de algodão na safra 2018/19, 20% de crescimento frente ao observado no ciclo anterior. Assumindo a linha de tendência da produtividade, a produção pode atingir 2,2 milhões de toneladas de pluma, um novo recorde”, diz o texto. 

O Rabobank informou também que suas análises estimam que esse aumento de área semeada deve ser distribuído em três tipos de cotonicultores, os tradicionais que só aumentarão a semeadura, aqueles que haviam desistido e voltarão a cultivar algodão e também os sojicultores que aderirão ao produto. Nesse cenário, com a demanda chinesa bastante aquecida, é provável que o Brasil registre um aumento significativo em suas exportações da cultura. 

“Segundo a BBM (Bolsa Brasileira de Mercadorias), até o final de novembro/18, os cotonicultores brasileiros já haviam negociado 704 mil toneladas de algodão em pluma para a safra 2018/19, dos quais 55% em contratos de exportação, 26% negociados para o mercado interno e 19% em contratos flex (exportação com opção de mercado interno). Nesse mesmo período do ano passado, haviam sido comercializadas, no total, 571 mil toneladas de pluma”, indica.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink