DADOS DO USDA

Área de arroz mudará pouco, produção de trigo cai

Preços não incentivam produtores do Sul
Por: -Leonardo Gottems
239 acessos

Depois de registrar uma produção brasileira de 8,4 milhões de toneladas de arroz em 2016/2017, com uma produtividade mais alta e uma produção 16,4% mais alta que o ano anterior, o Departamento da Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estima que haverá poucas mudanças na safra do Brasil que está sendo plantada.

A área prevista pela agência americana é dois milhões de hectares, sendo que no ano passado se plantaram 1,98 milhão de hectares de arroz no Brasil. Através dessa superfície, seria produzido um volume de oito milhões de toneladas. A avaliação é de que os baixos preços do cereal e o crescimento da pecuária impediram uma maior expansão produtiva do arroz brasileiro. 

Na nova safra, o USDA estima que o Brasil exporte 750 mil toneladas de arroz - 34% a mais que na temporada passada. Já as importações repetiriam o volume do período anterior com 700 mil toneladas, vindo principalmente nos países do Mercosul.

O consumo interno de arroz também repetiria o volume do ano anterior de oito milhões de toneladas e os estoques cairiam de 713 mil toneladas para 513 mil toneladas.

No caso do trigo, a produção estimada é de 5,15 milhões de toneladas, o que é uma queda de 23% em relação ao ano anterior. A produtividade foi mais baixa, especialmente no estado do Paraná, que detém 40% da produção nacional.

As importações brasileiras de trigo em 2016/2017 devem ser de 6,8 milhões de toneladas, sendo que no ciclo seguinte subiriam para 7,3 milhões de toneladas. O consumo interno deve cair no ano que vem de 12,3 milhões de toneladas para 12,2 milhões de toneladas.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink