CI

Área de milho não deverá ser menor


Analisando os preços relativos para milho e soja, vê-se que produtor ficará estimulado a plantar Consumidores de milho já estão mostrando preocupação em relação à expectativa de produção para a safra 2002/2003. O mercado teme que os produtores repitam as decisões de plantio da safra passada e reduzam a área de milho em função de expansão da área de soja. Uma das formas de discutir a expectativa de produção de milho e de soja para a próxima safra é analisar os preços relativos regionais das duas culturas. A relação mais favorável ao milho ocorreu em 2000, quando uma saca de soja valia de 1,31 a 1,45 sacas de milho. A relação mais desfavorável foi no ano passado, quando a saca de soja valia entre 2,54 e 2,62 sacas de milho. Os preços relativos mostram relação direta com a produção no ano posterior. Em 2000, quando os preços relativos estavam favoráveis ao milho, o produtor decidiu expandir a área, provocando o recorde de produção 2001.
Queda - O crescimento da oferta levou à queda nos preços da cultura, fazendo com que a relação ficasse mais favorável à soja. Por esse motivo, em 2002 a produção sofreu sensível retração. Em 1999 observa-se que os preços relativos estavam em patamares intermediários, variando entre 1,86 e 1,96. A resposta de produção em 2000 foi tímida quando comparada com a de 1999. Para 2002, só estão disponíveis os dados dos primeiros 20 dias de junho. Admitindo que os preços relativos variarão pouco nos próximos meses, observa-se que o patamar atual é superior a 1999, nas regiões do Paraná e Triângulo Mineiro, porém inferior ao ano passado. Apenas em Goiás observam-se preços relativos em patamares inferiores aos de 1999. Dessa forma, não é um patamar tão baixo a ponto de estimular fortemente a produção, como ocorrido em 2000, porém é maior que 1999, o suficiente para estimular mais a produção do que o observado na safra 1999/2000.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.