CI

Área de soja colhida em Lucas (MT) fica abaixo de 2006

Com quase 100% das lavouras prontas para colher, apenas 50% foram colhidos


Lucas do Rio Verde (MT) saiu na frente na colheita da soja no Estado, mas, mesmo assim, está sentindo os efeitos da intensidade das chuvas nos últimos dias. Com quase 100% das lavouras prontas para colher, apenas 50% foram colhidos, bem abaixo de anos anteriores. Na safra passada, nesse período, já tinham sido colhidos 70% da área plantada. É o que informou a secretária municipal de Agricultura, Luciana Copetti.

A produtividade também é outro fator que preocupa o setor. A média alcançada com o início da colheita, de 55 sacas por hectare, caiu para 45. “Varia muito de propriedade para propriedade. Em algumas a média chegou a 25 sacas”, apontou Copetti.

Em algumas plantações, cerca de 20% da oleaginosa já foram perdidos e os altos índices de ardido também estão presentes em grande parte das plantações. Em algumas áreas os maquinários não conseguem entrar nas lavouras, sendo necessário um bom período de sol.

As perdas também já são sentidas em outros municípios da região como Sorriso, maior produtor de soja do país. Com uma área cultivada de 520 mil hectares, o município já registra 5% da safra perdida. O atraso na colheita também prejudica o plantio do milho safrinha, que é feito a medida que a soja vai sendo colhida. A projeção é que a área destinada à cultura dobre em algumas regiões.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.