Área de soja deve aumentar 7% na safra 2007/08

Agronegócio

Área de soja deve aumentar 7% na safra 2007/08

O Brasil deve plantar 22,8 milhões de ha na safra que começa em setembro
Por: -Giuliano
42 acessos

A melhora dos preços internacionais, a nova renegociação das dívidas acumuladas nas safras passadas e a sensação de que o pior já passou - apesar de problemas como a valorização cambial ainda persistirem - devem fazer a soja brasileira recuperar no ciclo 2007/08 a área perdida na temporada anterior. De acordo com estimativa de intenção de plantio elaborada nesta semana pela Agência Rural, o Brasil deve plantar 22,8 milhões de hectares com soja na safra que começa a ser semeada em setembro.

A extensão é 1,4 milhão de hectares (7%) superior à cultivada em 2006/07 e supera ligeiramente os 22,4 milhões de hectares plantados há dois anos, na safra 2005/06. Se confirmada a intenção de plantio, a perda do ano passado deve ser devolvida até com um pequeno troco.

Em termos percentuais, o avanço em relação ao ano passado é parecido nas duas principais regiões produtoras do país - o Centro-Oeste e o Sul -, cujas áreas crescem 8% e 7%, respectivamente. Mas, enquanto o Centro-Oeste limita-se a recuperar apenas parte da área perdida em 2006, sem voltar ao nível de dois anos atrás devido aos problemas logísticos e cambiais que impactam mais profundamente a formação de preços dessa região, no Sul o plantio deve ser recorde. A área estimada para o Sul, de 9,1 milhões de hectares, é encabeçada pelos também históricos 4,4 milhões de hectares previstos para o Paraná, onde a maior área plantada até hoje corresponde aos 4,1 milhões de hectares da safra 2004/05.

A temporada 2004/05, plantada antes da crise que se abateu sobre o setor, também pertencem os recordes do Centro-Oeste (10,9 milhões de hectares) e do Brasil (23,3 milhões), que ainda não serão batidos. Com base na estimativa de intenção de plantio e na tendência de produtividade dos últimos 15 anos, a próxima safra do Brasil tem potencial para produzir 63,3 milhões de toneladas, 7% a mais que em 2006/07. As informações são da Ag. Rural.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink