CI

Área do algodão cresce 19% em 2018/2019

Produção deve chegar a a 2,4 milhões de toneladas


A área de algodão para a safra 2018/2019 do Brasil cresceu 19% em relação ao último ciclo, chegando a registrar um total de 1,4 milhão de hectares. De acordo com um relatório produzido pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o principal motivo para o aumento dessa área são a elevação dos preços e também a alta demanda de exportação. 

“Os preços do algodão, em particular os preços de exportação FOB, são o principal fator por trás da decisão dos produtores de acelerar a expansão da área de plantio de algodão. O rendimento está previsto para permanecer um pouco acima de 1700 kg por hectare (kg / ha). Como tal, a produção total deverá aumentar em 19 por cento, para 11 milhões de fardos, o equivalente a 2,4 milhões de toneladas”, diz o texto. 

Nesse cenário, o relatório explica que a cultura do algodão no Brasil é planejada em pelo menos um ano e até dois anos, com base na demanda projetada e até certo ponto nas vendas futuras. “Por exemplo, segundo estatísticas do governo brasileiro, no estado de Mato Grosso, quase 70% da safra de algodão de 2018/2019 já está sob contrato apesar do fato de que a maior parte do plantio de algodão não terá início em janeiro de 2019”, explica o USDA. 

“Além da expectativa de demanda futura, os produtores confiam nos retornos de cada safra para reinvestir na próxima safra. O custo de produção do algodão por hectare no Mato Grosso é cerca de três vezes maior que o da soja. Devido ao alto investimento inicial, sem bons retornos que são fortemente baseados no desempenho das exportações, muitos produtores simplesmente não têm meios para investir tanto na safra seguinte”, completa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.