Área e produção de soja devem ser maiores na safra 2012/13 em MT

Agronegócio

Área e produção de soja devem ser maiores na safra 2012/13 em MT

Instituto divulgou primeira previsão de safra para temporada seguinte
Por: -Leandro J. Nascimento
4089 acessos
Instituto divulgou primeira previsão de safra para temporada seguinte

Cenário positivo para a próxima safra de soja em Mato Grosso com previsão de alta em área plantada, produtividade e produção. É o que aponta a estimativa divulgada pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

A primeira projeção do ciclo 2012/13 indica que o estado pode alcançar na próxima temporada produção na ordem de 23 milhões de toneladas. O volume equivale a 7,7% a mais sobre 2011/12, quando o estimado somou 21,3 milhões de toneladas.

Carlos Fávaro, presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), destaca que por se tratar de uma projeção, ainda é necessário ter cautela ao analisar o panorama da próxima safra.

"Tudo ainda é somente uma previsão", pontuou. A área da oleaginosa deve crescer apoiada pelo uso de terras em pastagem. A cultura pode ocupar na próxima safra 7,4 milhões de hectares. Uma temporada anterior o Imea apontou 7 milhões de hectares.

O mercado da soja valorizado também pode levar produtores do estado a apostarem por mais um ano na cultura.

"Mercado internacional bom favorece a expansão da área. Em Mato Grosso, apesar da flata de logística temos regiões como a Araguaia, com áreas possíveis de aproveitamento. A perspectiva é que aumentemos também", expressou Fávaro.

No tocante a produtividade, pode se tornar 2,7%, somando 3.102 quilos por hectare. Cleber Noronha, analista de mercado do Imea, destaca que a projeção do Instituto não mensura, por exemplo, a rentabilidade do produtor no próximo ciclo.

Obras de logística com objetivo de facilitar o escoamento da produção agrícola também podem exercer parcela importante na expansão da sojicultura em Mato Grosso, conforme define o analista.

"O que vai influenciar na expansão dessa área é a conclusão das obras, como na BR-163 em direção a Santarém, contribuindo com regiões Norte, por exemplo", expressou Cleber Noronha.
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink