Área e produção em queda

Agronegócio

Área e produção em queda

Nesta mesma época de 2008, ainda havia 60% do safrinha para colhe
Por:
499 acessos

Cerca de 40% do milho safrinha ainda não foi colhido, segundo o Departamento de Economia Rural (Deral) do Paraná. Dessa parcela, 80% estão na fase de maturação, ou seja, praticamente prontos para seguir para os secadores. Em relação ao ano passado, a tarefa está adiantada. Nesta mesma época de 2008, ainda havia 60% do safrinha para colher.

O cultivo do cereal às vésperas do inverno tem área maior que o do verão, mas ainda é chamado de safrinha porque o clima menos favorável sempre provoca perdas, abatendo a produtividade. A produtividade média do estado na safrinha tende a cair de 3,7 para 3,3 toneladas por hectare (2007 para 2008). A maior queda foi registrada na região de Londrina: 38%, de 4,26 para 2,64 t/ha.

Não foram apenas os problemas climáticos que reduziram a produção. A área da safrinha caiu 6% neste ano, informa o Deral, de 1,59 para 1,50 milhão de hectares. A colheita deve ser 17% menor, passando de 5,70 para 4,76 milhões de toneladas, sempre em relação ao ano anterior.

Apesar dessa redução, o milho de inverno, que no ano passado rendeu 4 milhões de toneladas a menos que o de verão, agora perde por apenas 1,8 milhão de toneladas. Isso porque no primeiro plantio houve quebra maior, de um terço na produção, também por causa do clima. Somados os dois plantios, o Paraná deve produzir 11,33 milhões de toneladas de milho em 2008/09 – são 4 milhões de toneladas a menos que em 2007/08.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink