Área explorada com produção dos Cafés do Brasil ocupa 1,84 milhão de hectares em 2019
CI
ÁREA EXPLORADA

Área explorada com produção dos Cafés do Brasil ocupa 1,84 milhão de hectares em 2019

Safra de 50,92 milhões de sacas de café será colhida em área que representa apenas 0,71% das terras explorada
Por:

Safra de 50,92 milhões de sacas de café será colhida em área que representa apenas 0,71% das terras exploradas com atividades agrícolas do território nacional que é de 256,8 milhões de hectares

Para 2019, a safra brasileira de café está estimada em 50,92 milhões de sacas, das quais 36,98 milhões são de café da espécie arábica e 13,93 milhões de sacas de conilon. Em relação às áreas em produção, os cafés arábica ocupam atualmente o equivalente a 1,47 milhão de hectares, e da espécie conilon a 373,22 mil hectares, o que corresponde, respectivamente, a 0,57% e 0,14% da área explorada com atividades agrícolas do território nacional, que totalizam 256,8 milhões de hectares.

A cafeicultura brasileira utiliza 1,84 milhão de hectares de área em produção neste ano, número que representa apenas 0,71% da área explorada com atividades agrícolas no País. A propósito de as lavouras cafeeiras ocuparem essa pequena área, verifica-se que o Brasil tem se mantido como maior produtor mundial de café, com um volume físico de 1/3 da produção global. Os dados objeto desta análise foram obtidos do SUMÁRIO EXECUTIVO DO CAFÉ – JUNHO 2019, publicado e divulgado pela Secretaria de Política Agrícola – SPA, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – Mapa, e, também, do Levantamento da Safra de Café, da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab. E, ainda, do estudo da Embrapa Gestão Territorial intitulado ‘Atribuição’,  ‘Ocupação’ e ‘Uso das Terras no Brasil’. Tais documentos estão disponíveis no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café.


 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.