CI

Áreas tratadas com defensivos agrícolas crescem 5%, diz Sindiveg

O crescente desafio de doenças e pregas exigem novas tecnologias


Foto: Nadia Borges

 A cada ano, a produção aumenta com consistência. A safra colhida este ano cresceu quase 11 milhões de toneladas de grãos em relação à anterior; na próxima safra serão mais 13 milhões de toneladas. Em dois anos, são 25 milhões de toneladas de grãos a mais. São mais alimentos para atender à demanda global, que se mantém aquecida, e também representa mais receita para o Brasil. 

De acordo com as informações divulgadas pelo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), em um levantamento realizado pela consultoria Spark Inteligência Estratégia – a partir do estudo BIP (Business Inteligence Panel) – sobre a área plantada tratada com defensivos agrícolas no 3º trimestre de 2020 confirmam a expectativa de aumento da produção de grãos. “Foram tratados 10 milhões de hectares a mais do que no 3º trimestre de 2019. No total, foram 212,2 milhões de hectares contra 202,2 milhões de hectares no mesmo trimestre do ano anterior”, informa o dirigente.

Destaque para os herbicidas, que combatem as plantas daninhas – especialmente agressivas nesse período de preparação do plantio –, que representaram 51% do investimento em USD dos produtos aplicados, seguido por inseticidas (18%), fungicidas (15%) e tratamento de sementes (10%). Em relação as culturas, Soja (39%) e pastagens (19%) lideraram em termos de área tratada.

Área tratada cresce 7,1% no ano – O levantamento exclusivo do Sindiveg também mostra que a área tratada aumentou 7,1% (+59,67 mil hectares) entre janeiro e setembro de 2020 em comparação direta com o mesmo período de 2019. Destaque para o crescimento do uso de fungicidas e inseticidas, a partir do aumento dos desafios fitossanitários resistentes. Foram tratados 904,1 milhões de hectares (2020) contra 844,5 milhões/ha (2019).

Em termos de produtos, os inseticidas representaram 27% da área tratada, os herbicidas 24%, os fungicidas 17%, o tratamento de sementes 8% e outros 23%. Em relação às principais culturas, a liderança é da soja (34% da área tratada total), seguida por milho (24%), algodão (15%), cana de açúcar (6%), pastagem (5%), feijão (4%) e HF (3%).

No acumulado do ano, Mato Grosso liderou em termos de área tratada, com 27%. Em seguida vêm São Paulo (14%), Mapitoba (11%), Paraná (10%), Rio Grande do Sul/Santa Catarina (10%), Goiás (8%), Minas Gerais (8%) e Mato Grosso do Sul (7%). Principais culturas exigem novas tecnologias – O crescente desafio de doenças, pragas e plantas daninhas, inimigos que podem reduzir em até 100 milhões de toneladas a produção agrícola brasileira, exige o uso das mais modernas tecnologias disponíveis em defensivos agrícolas, incluindo soluções multisítio.

O levantamento do Sindiveg aponta crescimento de 3,4% da área cultivada de soja para a safra 2020/2021, com aumento do uso de tecnologias para combater os principais desafios (ferrugem asiática, percevejos, nematódeos e ácaros, entre outros problemas fitossanitários).

Quanto ao milho safrinha, verifica-se crescimento de 4% na área em relação à safra passada, com necessidade crescente do uso de novas tecnologias, especialmente contra sugadores, manchas foliares e tratamento de sementes.

Em relação à próxima safra de algodão, a expectativa é de recuo de 3% na área, porém maior necessidade de novas tecnologias para proteção e controle do cultivo contra bicudo e a ramulária.

“O aumento da produção agrícola em um país tropical, como o Brasil, cobra o seu preço. Nosso clima e temperatura são ideais para a disseminação de doenças, pragas e ervas daninhas cada vez mais resistentes e desafiadoras. Os defensivos agrícolas desempenham um papel essencial no controle desses inimigos, proteção dos cultivos e aumento da produção de alimentos”, assinala o presidente do Sindiveg.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.