CI

Argélia consegue transformar deserto em terreno fértil

Além das batatas, eles cultivam também tomates, amendoins e cebolas


Foto: Pixabay

A Argélia desenvolveu uma estratégia agrícola que conseguiu tornar o deserto em um terreno fértil. "Esta é uma forma de incentivarmos a atividade económica e desenvolvermos a agricultura na região de El Oued. A nossa ambição é a de exportar a nossa produção para o estrangeiro. Saúdo todos os agricultores que, apesar destas condições climáticas, conseguiram fornecer a melhor produção de batata do país, um produto cuja qualidade é reconhecida mundialmente", diz o produtor de batatas Aladine Meknassi.

Além das batatas, eles cultivam também tomates, amendoins e cebolas. A água é retirada do lençol freático para irrigar as parcelas e os ramos de palmeira nas bordas criam uma espécie de microclima no seu interior. "Quase todas as quintas aqui estão ligadas à eletricidade. Utilizam tecnologias modernas que poupam água para preservar o lençol freático. Poucos pesticidas são utilizados. E insisto nesta frase: é uma agricultura sustentável", completa Adlene Mathallah, diretora dos serviços agrícolas na Wilaya de El Oued.

Belkhir Djebali, gerente da propriedade da Daouia, diz que “o lado positivo da agricultura saariana é a existência de sol durante todo o ano. Há menos doenças. 70% dos produtos saarianos são biológicos". "Quando se é mais rápido, ganha-se mais dinheiro. Foi exatamente isto que a mecanização fez, mantendo a agricultura sustentável e preservando o oásis e o ecossistema do oásis", completa.

Amine Bensemmane, presidente da Fundação Filaha Innove, indica que “esta é a política atual. É uma política de desafio, ser capaz de produzir mais e ser capaz de reduzir as importações e desenvolver parcerias".

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.