CI

Argentina desiste de fechar mercados e exportações

Acordo para manutenção do diálogo e federalizar a economia, protegendo consumidor


Foto: Casa Rosada

Uma reunião do presidente argentino Alberto Fernández com as principais entidades representativas do agronegócio local ‘selou a paz’ – pelo menos temporária – entre governo e produtores. “Não haverá aumento de ‘retenciones’ ou fechamentos de mercado. Queremos construir confiança para aumentar a produção”, disse Jorge Chemes, presidente da CRA (Confederações Rurais da Argentina), após o encontro.

Declarações de Fernández sobre a possibilidade de aumentar os impostos sobre exportações e imposição de cotas para vendas ao exterior geraram inquietação entre os produtores rurais. O clima de insegurança levou a Mesa de Enlace, como é chamada a entidade que congrega os principais representantes do agro argentino, a solicitar uma reunião com o presidente da República.

De acordo com entrevistas ao final do encontro, houve um acordo para manutenção do diálogo e federalizar a economia, trabalhando em conjunto para proteger os preços internos e o consumidor. Por outro lado, “não esteve em discussão a redução do IVA (Imposto sobre Valor Agregado)”, afirmou o ministro da Agricultura, Luis Basterra, após a reunião.

Daniel Pelegrina, presidente da Sociedade Rural Argentina (SRA), acrescentou: “A proposta é produzir mais e desmontar temas que desestimulem um ambiente de investimento”. Além dele e da CRA, estiveram presentes os presidentes da Coninagro, Carlos Iannizzotto, e da Federação Agrária Argentina, Carlos Achetoni.

“Dissemos claramente que não somos formadores de preço, pelo contrário, nosso impacto sobre eles é mínimo. Como dissemos, esperamos poder passar por instâncias de diálogo produtivo para encontrar as soluções de que o país precisa”, concluiu Achetoni.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.