CI

Argentina detecta lagartas e pede atenção

A lagarta-do-cartucho é uma das encontradas


Foto: Marina Torres/Embrapa

O Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) emitiu um alerta para a presença de lagartas-do-cartucho nas culturas de soja, milho e sorgo forrageiro em vários locais em Entre Ríos, sendo que essa situação se espalha também no sul de Santa Fe e no noroeste de Buenos Aires. As informações foram divulgadas pelo portal Agrofy News. 

Nesse cenário, o INTA recomenda que se intensifique o monitoramento, pois aumentou a captura de adultos da lagarta. Em relação ao sul de Santa Fe, o boletim Infobicho mostrou que ataques de intensidade do complexo de lagarta desfolhante foram registrados na primeira e na segunda safras de soja. 

"No monitoramento, podemos identificar larvas de lagarta de medição (Rachiplusia nu), lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda), lagarta de Boluga (Helicoverpa gelotopoeon), lagarta de lagartixa (Loxostege bifidalis), entre outras, em diferentes estágios", detalha o relatório. 

Na área de influência do Pergaminho, o especialista do INTA, Mariano Luna, disse que também foi observada a presença de desfolhantes na soja. Além disso, forneceu recomendações para evitar mais danos. 

O INTA Paraná enfatizou que, no caso particular da “lagarta medidora”, nas noites de 15 e 16 de janeiro foram registradas as maiores capturas (33 e 53% do total, respectivamente). Além disso, ele argumentou que a tendência está aumentando nas capturas dessa praga lepidóptera e sugere-se intensificar o monitoramento. 

Os especialistas recomendam intensificar o monitoramento com pano vertical (soja) ou observação de plantas (milho, sorgo). Dessa forma, eles apontaram que o sucesso na tomada de decisões é garantido. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.