CI

Argentina exportou maior volume mensal de trigo da história

Isso aconteceu com o alta no fluxo do rio Paraná


Foto: Paulo kurtz/ Embrapa

A Argentina exportou o maior volume de trigo da história em um único mês. A Bolsa de Rosário enfatizou que a recuperação do fluxo do Paraná ajudou e, somente em janeiro, foram despachadas quase 3,5 milhões de toneladas, um recorde mensal histórico.   

“Os primeiros dois meses da campanha comercial de pico de 2019/20 terminaram, resultando em níveis recordes de exportação de trigo da Argentina", disse a Bolsa de Rosário no Weekly News. 

Segundo dados da agência marítima NABSA SA , os meses de dezembro e janeiro, juntos, registram histórico de embarques de trigo para um volume de 5,5 milhões de toneladas. O BCR destaca que é um "número sem paralelo", considerando o mesmo período das campanhas anteriores, e com o mérito de ter sido alcançado, apesar da queda que o rio Paraná sofreu no último mês de 2019. 

"A recuperação do fluxo do Paraná , que em meados de dezembro até a data em que um metro subiu, permitiu que apenas em janeiro fossem despachadas 3.476.053 toneladas de cereais dos portos argentinos, sendo este o volume mensal de trigo maior da história ", destaca o relatório elaborado por  Bruno Ferrari, Franco Ramseyer e Desiré Sigaudo. 

A entidade explicou que quase todos os navios-tanque estão partindo para o sudeste da Ásia , que substitui as compras geralmente feitas na Austrália por causa da forte seca neste país. Em segundo lugar, está a América do Sul (com forte predominância do Brasil), depois a África e, finalmente, outros destinos na Ásia e na América do Norte. 

No mercado local, os exportadores continuam estocados confortavelmente , com compras atingindo 13,9 milhões de toneladas de acordo com o MAGyP, enquanto o DJVE totaliza 12,0 milhões de toneladas . 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.