CI

Argentina já plantou 87,5%, mas condições seguem adversas

Semeadura continua avançando sobre o Centro e Sul


O relatório semanal da BCBA (Bolsa de Cerais de Buenos Aires) sobre as condições das lavouras informou, nesta quinta-feira (04.01), que o plantio de soja continua avançando sobre o Centro e Sul do país vizinho. Nas regiões NOA e NEA os trabalhos se encontram demorados pela falta de umidade nos primeiros centímetros do perfil.

Em números absolutos, restam implantar 2.250.000 hectares de soja, os quais se concentram principalmente sobre o norte do país. Por sua vez, lotes de soja de segunda remanentes em diferentes regiões da província de Buenos Aires poderiam ficar de fora dos planos de plantio, devido à falta de umidade, pondo em risco a atual estimativa de área.

A T&F Consultoria Agroeconômica ressalta que o plantio já atingiu 87,5% dos 18.100.000 hectares projetados, refletindo um progresso semanal de 5,6 pontos porcentuais e um atraso anual de 4,7 pontos. Em escala nacional ainda faltam incorporar mais de 2,25 MHa dos 18.100.000 hectares projetados para a presente safra. 

Cerca de 75 % da área remanente se situa no Norte do país, onde as elevadas temperaturas e ausência de precipitações atrasam o plantio nas regiões NOA e NEA. Outros 25% da área restante correspondem a lotes de segunda no Centro e Sul da área agrícola. Pontualmente em algumas regiões de Buenos Aires, por falta de umidade do solo, há risco de não poder implantar parte da superfície prevista sobre restolho de trigo e cevada.

“Em que pese a falta de condições para o plantio no Norte do país, o maior risco a curto prazo se situa no extremo Sul da região agrícola, onde a fala de condições para a semeadura de segunda poderá impactar de forma negativa sobre a atual estimativa de área plantada”, conclui o analista Luiz Fernando Pacheco.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.