CI

Argentina pode desbancar Brasil como 2º maior exportador de milho

Safra pode chegar a recorde de 40 milhões de toneladas


Com uma política de forte incentivo à agricultura implementada pelo governo Macri, a Argentina projeta colher um recorde de 40 milhões de toneladas de milho. O resultado transformaria o país vizinho no segundo maior exportador do cereal no mundo – desbancando o Brasil.

De acordo com o Inta (Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária), os produtores voltaram a investir no milho após o fim das retenções (imposto sobre exportações) e de outros entraves econômicos e burocráticos. O órgão prevê a expansão do cereal como resultado de um aumento de 30% na área cultivada.

Juan Pablo Ioele, técnico do Inta em Córdoba, afirma que é “esperada uma boa temporada 2016/2017 no milho, uma cultura que ganha terreno e oferece uma excelente margem bruta, especialmente em campo próprio. Se as contas continuarem como estimam os especialistas, teremos uma colheita histórica e recorde”.

Ioele explica que o retorno com força do milho também passa pelo fato de que o produtor deixou de encarar o cereal como “um cultivo caro”. Segundo ele há um cenário favorável, que inclui um bom pacote tecnológico disponível, boa umidade de solo e demanda interna crescente, devido ao incremento constante no consumo das cadeias de suíno e aves.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.