CI

Argentina se destaca no hemisfério sul com ameixas

País é o 3º maior produtor mundial de ameixa seca


Foto: Pixabay

Se você já saboreou uma ameixa ela pode ter vindo da Argentina. Os vizinhos são o maior produtor do hemisfério sul desta fruta. Amarelas, vermelhas e roxas, esta é a época do ano em que elas são colhidas por lá, de fevereiro a março.

Segundo o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Alimentar e Agrícola (Senasa) o país têm mais de 12 mil hectares em produção e vem se expandindo nos últimos anos, especialmente nas províncias de Mendoza e Río Negro. As condições climáticas destas áreas possibilitam uma cultura de excelente qualidade, a partir da qual se desenvolve uma capacidade de produção e armazenamento de acordo com as exigências dos mercados internacionais. 

A produção desta fruta assume cinco formas na fase de industrialização: de um lado, fruta fresca (embalagem e conservação) destinada ao mercado interno; e por outro lado, as conservas, polpas e sumos, compotas, geleias e frutos secos (com e sem caroço) que vão para o mercado externo. Alimentos enlatados, polpas e frutas secas são produtos com grande potencial de inserção nos principais mercados internacionais. A Argentina é o 3º maior produtor mundial de ameixa seca.

A produção nacional de ameixa é fortalecida pelas ações implementadas pelo Programa Nacional de Controle e Erradicação das Moscas da Fruta (Procem) do Senasa, que trabalha para diminuir o impacto causado por esta praga, uma das mais importantes economicamente para a fruta e produção vegetal da Argentina devido aos danos que produz na fruta e às perdas econômicas associadas.

O Senasa também cadastra e habilita plantas industriais e embalagens de frutas, dentro das quais regula as condições necessárias para o acondicionamento e processamento da fruta. 

Em 2020 foram exportadas mais de 15 mil toneladas de ameixas secas de nosso país , cujos principais destinos foram Brasil, Chile e Rússia . 

O Senasa ainda dá dicas de como escolher a ameixa ideal:
- Adquira frutos maduros mas firmes ao toque;
- Evite ameixas enrugadas, manchadas ou descoloridas;
- Se você tem uma ameixeira, aproveite toda a sua produção, faça várias colheitas dependendo da maturação e não deixe frutos no solo, pois pode favorecer o desenvolvimento de diversas pragas como a mosca da fruta.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.