CI

Argentina trabalha em batata resistente a 2 vírus

As doenças podem causar perdas no rendimento de até 90%


Há mais de 20 anos, uma equipe de pesquisadores do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA), da Argentina, vem trabalhando no desenvolvimento de um produto capaz de resistir ao ataque das duas mais importantes doenças virais do cultivo da batata. O INTA está avançando com a biotecnologia na criação de uma variedade para consumo direto e industrial. 

Originalmente do altiplano do sul do Peru, a batata é um dos alimentos que mais cresceu e ganhou popularidade mundial ao longo dos anos. De fato, hoje é possível encontrar parcelas, com diferentes escalas tecnológicas, dedicadas à produção de batatas nos cinco continentes. 

Com uma produção mundial de cerca de 300 milhões de toneladas por ano, e sem perder de vista o fato de ser um dos alimentos mais populares no planeta, o cultivo da batata é afetado por infecções virais que causam perdas econômicas significativas. Tanto o vírus do enrolamento das folhas (PLRV) como o vírus do mosaico rugoso (PVY) são dois grandes inimigos que, se agirem sinergicamente, podem produzir perdas de rendimento de até 90%. 

Nesse cenário, a melhoria das culturas implica a transferência de genes de um organismo para outro. Com o cruzamento tradicional, os milhares de genes pertencentes a uma planta são misturados aleatoriamente com os milhares de genes do seu cruzamento. 

Durante este processo as características desejadas são transferidas, mas traços indesejados também podem ser transferidos. Por exemplo, a nova planta pode produzir tubérculos maiores, mas com um sabor desagradável, que não tinha antes. Então, a engenharia genética aplicada ao melhoramento de plantas permite que um único traço desejado seja transferido de um organismo para outro. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.