CI

Argentina vacina ovinos em projeto pioneiro

Com a vacinação gratuita de 407 ovinos , iniciou-se a implantação do projeto de prevenção da hidatidose


Foto: Eliza Maliszewski

Com a vacinação gratuita de 407 ovinos, iniciou-se a implantação do projeto de prevenção da hidatidose no distrito de El Sosneado, na província de Mendoza, na Argentina.  O Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa) e a Direção Provincial da Pecuária  atuam em conjunto com outras entidades públicas e privadas.

O projeto propõe a vigilância, diagnóstico, prevenção e controle da hidatidose em 8.500 ovinos de 75 produtores familiares da região. A iniciativa já ganhou um prêmio nacional que concedeu 8.500 doses de vacinas e se propõe a implementar a vacinação de ovinos com o objetivo de erradicar a doença. 

Os objetivos pretendidos são: reduzir o risco de adoecimento por hidatidose na população humana e animal do distrito de El Sosneado; conseguir uma adequada participação ou formação dos jovens inscritos no local para que sejam os verdadeiros difusores em cada um dos seus lares; reduzir as perdas econômicas causadas por este parasita em cada um dos postos; e registrar sua prevalência em humanos, como ferramenta para o desenho de futuras políticas de intervenção em saúde.

A hidatidose é uma doença parasitária, causada por vermes cestódeos do gênero Echinococcus. Também pode ser conhecida como doença da “bolha d'água” e “doença da paca”. Trata-se de uma doença dos animais domésticos e do homem e, além de ser um grande problema de saúde pública, provoca perdas econômicas para a ovinocultura em muitos países.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.