Argentina vai abater 150 suínos contra doença
CI
Imagem: Pixabay
PREVENÇÃO

Argentina vai abater 150 suínos contra doença

Foram interditadas três fazendas suinícolas na Província de Córdoba
Por: -Eliza Maliszewski

O Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar argentino (Senasa) interditou três fazendas suinícolas nos departamentos de Santa María e Capital, na Província de Córdoba e vai enviar cerca de cento e cinquenta animais para abate controlado. O objetivo é evitar a disseminação da triquinose.

As ações foram realizadas por agentes do Centro Regional de Córdoba depois que funcionários do Ministério da Saúde da Província informaram que pelo menos 38 pessoas haviam sido infectadas com o parasita da doença.

Após uma investigação sanitária em conjunto com o Ministério da Agricultura e Pecuária de Córdoba foi concluído que as salsichas consumidas pelos consumidores infectados haviam sido feitas com carne desses estabelecimentos. 

Os suínos abatidos com resultado positivo para a doença serão descartados, enquanto os animais negativos poderão ser comercializados. Os porcos parasitados não apresentam sinais clínicos e a sua carne não apresenta alterações na aparência, cor, cheiro ou sabor, isso porque a triquinose não pode ser vista a olho nu no campo ou em produtos alimentares derivados.

Não existem vacinas ou tratamentos para os animais vivos. As medidas de prevenção consistem principalmente na manutenção da higiene durante a criação dos suínos e na realização de um teste diagnóstico após o abate e antes da preparação e consumo de embutidos.

O Senasa recomenda ao consumidor que não compre produtos suínos ou derivados de carne de animais silvestres (principalmente javalis) que não possuam rótulo que ateste sua origem, pois não é possível saber se foram submetidos ao teste em um laboratório.

A triquinose é uma infecção parasitária causada pelo parasita Trichinella spiralis. Caso a pessoa consuma carnes cruas ou mal cozidas de animais contaminados, pode ser infectado pela larva desse parasita que pode dirigir-se para vários locais do corpo e causar sintomas diversos, como dor muscular, diarreia ou cansaço excessivo, por exemplo.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink