CI

Argentina vai produzir 43 milhões de toneladas de soja

As últimas chuvas que atingiram a safra argentina foram benéficas para as lavouras


Foto: Leonardo Gottems

A Bolsa de Cereais de Buenos Aires manteve sua estimativa de produção de soja na Argentina em 43 milhões de toneladas, destaca a Consultoria AgResource Brasil: “No país vizinho, os trabalhos de campo alcançaram 18,5% da área, com 9,5 milhões de toneladas colhidas. Porém, ainda há importante atraso no ritmo diante de uma colheita de 43,5% da média registrada nos últimos 5 anos”.

“As últimas chuvas que atingiram a safra argentina foram benéficas para as lavouras semeadas mais tardiamente, porém atrapalharam o progresso da colheita por falta de boas condições para o trabalho das máquinas. A AgResource observa que com uma nova onda de chuva surgindo na previsão, o atraso dos trabalhos devem continuar nos próximos dias”, acrescentam os analistas. 

Até o momento, de acordo com eles, a produtividade média registrada encontra-se em 400 kg/ha abaixo dos rendimentos históricos e 700 abaixo da média dos últimos 5 anos, sendo de 3.030 quilos/ha. 

“O sul de Buenos Aires e La Pampa reportam resultados decepcionantes de 2.200 kg/ha, muito abaixo das médias históricas e registram alta variabilidade de rendimento dentro das mesmas áreas, o que também é característico em outras áreas de produção, já que nesta safra a chuva foi isolada no momento crítico de desenvolvimento da lavoura”, aponta a AgResource. 

Enquanto isso, destacam, a colheita do milho atingiu 17% da área no centro- sul das áreas produtivas do país vizinho. Até o momento, os rendimentos não são decepcionantes como no caso da soja, porém se apresentam abaixo da safra 19/20 motivo pelo qual a bolsa manteve sua estimativa de produção em 46 milhões de toneladas.

A AgResource prevê que o progresso da colheita do milho será ainda mais demorado diante das chuvas dos próximos dias: “A prioridade do produtor na hora de colher será a soja devido a urgência que a oleaginosa tem neste estágio, com risco de perda de grãos”. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.