CI

Argentinos largam gado para comer as safras

Até a vinicultura está entrando nesta questão


Foto: Marcel Oliveira

Alguns produtores argentinos estão frustrados com os preços baixos das safras e começaram a largar o gado para se alimentar nas plantações, segundo informou o portal local Agrofy News. Um exemplo disso é Marcelo Aguado, pecuarista e vitivinícola, que decidiu que as vacas comessem as uvas em seu campo em Junín por estarem fartos do baixo preço que recebe pela colheita. 

“Este ano decidi não colher e trazer animais de fazenda e usar a fazenda para outra coisa. No ano passado levantei quatro hectares e plantei alfafa, porque já sabia que este ano não queria 'apalpar', ir às adegas implorar para ser pago. Nem sabemos o preço”, disse ele em diálogo com Los Andes. 

Ele diz que apostou na viticultura há cerca de 20 anos e que agora decidiu deixar cada vez menos hectares para este tipo de produção. Ao mesmo tempo, ele garante que não é o único produtor que enfrenta essa situação. “Com os preços que temos no mercado, que estão muito ruins há vários anos, com prazo de até um ano e meio para colher as uvas nas vinícolas, com a falta de mão de obra para aumentar a safra ou investir na as máquinas”, acrescentou. 

Agora a fazenda tem menos de 12 hectares plantados. “Cada vez vai ter menos, porque a planta que seca eu não estou substituindo e os quartéis que não produzem eu estou plantando. Isso vai diminuir ", alertou. “Ainda estou recolhendo a safra do ano passado recolhida em parcelas conforme a vinícola é cantada. Em nenhuma outra área eles são tratados dessa forma. Sabemos que a viticultura é administrada em três meses, mas no ano passado eles me pagaram por doze meses. Com a inflação que temos, é inviável”, complementou. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.