Argentinos mesclam variedades de trigo para ganhar qualidade
CME MILHO (SET/20) US$ 3,102 (-25,25%)
| Dólar (compra) R$ 5,29 (0,17%)

Imagem: Marcel Oliveira

APOSTA

Argentinos mesclam variedades de trigo para ganhar qualidade

Mistura gerou equilíbrio entre desempenho e qualidade
Por: -Leonardo Gottems
3094 acessos

Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisa Agropecuária (INTA) da Argentina misturaram duas variedades de trigo, DM Ceibo com Baguette 450, para aumentar o teor de proteínas e glúten. A primeira tem alto potencial de produção e qualidade limitada e a segunda apresenta qualidade muito boa e menor potencial de desempenho. 

"Uma mistura com ambas as variedades de trigo nos permitiu alcançar um equilíbrio entre desempenho e qualidade. Para cada aumento de 20% na quantidade de DM Ceibo na mistura plantada com Baguette 450, observamos um aumento constante de 298 kg / ha no rendimento", explicou ele, reconhecendo que "ambas as variedades apresentaram comportamento semelhante em quanto ao rolamento e à fenologia”. 

Para proteína e glúten, observou-se, para os dois parâmetros, que à medida que a porcentagem de DM Ceibo na mistura aumenta, os valores de ambas as variáveis começam a diminuir, nas taxas de 0,5% e 1,69%, respectivamente. "Apenas com a inclusão de 20% da Baguette 450 no mix, foi possível localizar a proteína, a produção acima da base de marketing (11%)", explicou. 

Em relação ao peso hectolítrico, ambas as cultivares apresentaram comportamento semelhante, bem como os custos de produção que permaneceram os mesmos para todos os tratamentos. Para o especialista, "por meio da técnica proposta, é possível melhorar os níveis de qualidade do trigo, sem sacrificar parte do rendimento, como aconteceria no caso de semear todo o lote com um trigo de melhor qualidade, mas com menor potencial de desempenho". 

Com relação às informações fornecidas por esses testes, ele as considerou "muito importantes" para planejar a nova campanha e considerar um produto que permitiria buscar outras alternativas de marketing. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Contato com o Agrolink