CI

Argentinos seguem retendo exportações de soja pelos impostos

As vendas semanais da soja em 2020/21 ficaram praticamente inalteradas


Foto: Divulgação

Os produtores argentinos continuam retendo as exportações devido aos altos impostos e como forma de proteção contra a inflação e os riscos cambiais, de acordo com informações que foram divulgadas pela TF Agroeconômica. “Consequentemente, os pedidos de licença de exportação permanecem apenas cerca de 39% do nível registrado ao mesmo tempo em 2020, de 2,3 milhões de toneladas”, comenta. 

“O número de vendas da nova safra permanece à frente do ano anterior, com volumes semanais reportados em 93.300 toneladas e o total vendido até agora em 836.900 toneladas. Não foram feitos pedidos de licença de exportação para a soja da nova safra, situação igual à do ano passado”, completa a consultoria. 

Nesse cenário, as vendas semanais da soja em 2020/21 ficaram praticamente inalteradas na semana e 18% mais altas no ano, para 853.500 toneladas. “No  entanto,  o  volume  acumulado  de  vendas permaneceu  cerca  de  14%  menor  no  ano,  para  21,7 milhões  de  toneladas,  já  que  a  produção  deverá  cair cerca  de  5,5  milhões  de  toneladas,  de  acordo  com  a BCBA. Com a colheita quase concluída, a BCBA estima a safra atual em  43,5  milhões de  toneladas,  50%  da  qual  já foi comercializada, ante 51,7% no ano anterior”, indica. 

“Na frente do CFR, um comércio de soja brasileira para embarque de 15  de  junho  a  15  de julho foi ouvido a 144  sobre os  futuros  de  julho, e outro  carregamento argentino  para  embarque  em  julho  foi  ouvido  a  115 sobre os mesmos futuros. Os futuros nas bolsas de commodities de Dalian, após a queda dos preços CBOT, estenderam as perdas pela segunda  sessão  consecutiva, com  o  contrato  de  óleo de  soja  em  agosto  caindo  3,3%  no  dia,  fechando  em CNY 8.076/t (US$ 1.262/t)”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.