Armazenagem própria será tema de rodada da Aprosoja
CI
Difusão

Armazenagem própria será tema de rodada da Aprosoja

Com o “Armazena MT”, a Aprosoja pretende contribuir para reduzir o déficit de armazenamento no Estado
Por:

De 21 a 24 de agosto, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) realiza a rodada “Armazena MT”. A série de palestras percorrerá Primavera do Leste, Campo Novo do Parecis, Sorriso e Água Boa para difundir orientações aos associados sobre a implantação de estruturas próprias de armazenagem.

Representantes da Aprosoja, do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de instituições financeiras falarão com agricultores sobre as oportunidades atuais para o investimento em armazéns particulares. “Um dos resultados que esperamos é o aumento na competitividade do produtor. Poder armazenar sua produção em uma estrutura própria diminui o risco de perdas e dá a possibilidade de escalonamento da venda. O produtor pode assim ter menos custos com transporte e mais agilidade na colheita”, observa o presidente da Aprosoja, Endrigo Dalcin.

REALIDADE - Com o “Armazena MT”, a Aprosoja pretende contribuir para reduzir o déficit de armazenamento no Estado. O volume da produção agrícola de soja e milho em Mato Grosso soma 59,32 milhões de toneladas, segundo dados do Imea. Já a capacidade instalada de armazenagem é de 33,48 milhões de toneladas.

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) propõe que é preciso manter um percentual de 20% como margem de reserva. Assim, o ideal seria uma capacidade de armazenamento para 71,19 milhões de toneladas. Considerando a FAO, o déficit de armazenagem atual no Estado é 37,71 milhões/t, o que corresponde ao índice de 53%.
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.