CI

Arroz híbrido atinge altos rendimentos na China

Ele tem um período de crescimento mais curto


O arroz híbrido de terceira geração desenvolvido por Yuan Longping, o "pai do arroz híbrido", e sua equipe foram submetidos ao seu primeiro monitoramento do rendimento público de segunda a terça-feira e alcançaram um grande avanço na produção. O rendimento final chegou a 1.046,3 kg por mu (cerca de 0,07 hectares), com base em dois lotes de terra na vila Qingzhu, na cidade de Hengyang, na província de Hunan, no centro da China. 

Os especialistas concordaram que o arroz tem caule robusto, tolerância a fertilizantes, resistência ao alojamento, espiga grande e mais grãos. "Uma das características mais importantes do arroz híbrido de terceira geração é que ele tem um período de crescimento mais curto", disse Qian Qian, vice-diretor do Instituto Nacional de Pesquisa do Arroz da China. 

Qian disse que algumas variedades anteriores de arroz híbrido de alto rendimento na China levaram de 160 a 180 dias entre a semeadura e a colheita, enquanto o número foi reduzido para cerca de 125 dias para a nova variedade. "Um período de crescimento mais curto pode reduzir o uso de pesticidas e fertilizantes, economizar custos de recursos e melhorar a eficiência da produção", disse Qian. 

Ao contrário das duas gerações anteriores de arroz híbrido, que exigiam uma grande quantidade de água e fertilizantes, além de exigir condições de cultivo e suporte tecnológico, o arroz híbrido de terceira geração é mais fácil de ser cultivado por agricultores comuns. O solo, a altitude e o clima do local de teste não eram "condições ideais" cuidadosamente selecionados com antecedência, mas estavam próximos dos arrozais de agricultores comuns, de acordo com Zhao Bingran, do centro de pesquisa de arroz híbrido Hunan. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.