Arroz nativo anuncia novo futuro para produção
CI
DA AUSTRÁLIA

Arroz nativo anuncia novo futuro para produção

Cultivar nativa da Austrália poderia ajudar na segurança alimentar
Por: -Leonardo Gottems

O cultivo de arroz nativo no Noroeste da Austrália, que é infestado de águas cheias de crocodilos, poderiam ajudar a segurança alimentar no mundo, dizem pesquisadores da Universidade de Queensland que mapearam a árvore genética do cultivo.

Valorosos traços do arroz nativo, com tolerância a seca, pestes e resistência a doenças, podem ser criados em cepas comerciais, afirmou o professor Robert Henry, da Alliance of Agriculture and Food Innovation (Aliança para Inovação em Agricultura e Alimentos, um instituto de pesquisa com atuação mundial).

“O arroz nativo do Norte da Austrália contém uma riqueza genética e diversidade inexploradas e ao menos duas espécies estão proximamente relacionadas ao arroz domesticado, então eles podem cruzar com essas espécies”, explicou Henry.

“Os genes de arroz nativo australiano podem produzir arroz comercial melhor para as condições do Norte da Austrália. O arroz nativo poderia contribuir para resistência a doenças. O sabor é bom e acredito que será mais benéfico que outras espécies”, acrescentou o professor.

O professor Henry descobriu na pesquisa que na era em que vivia o ancestral humano chamado de Lucy na África, havia uma divergência genética de arroz somente encontrada na Austrália. Além de aumentar a produção de arroz, o arroz nativo da Austrália é mais uma opção alimento nutritivo e “saboroso”.

A pesquisa da Universidade de Queensland ainda revelou que a qualidade do grão australiano é o menos duro ao ser cozinhado e com teor mais alto de amilose.

 

 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.